Homenagens e formaturas marcaram os 28 anos dos bombeiros caienses

Solenidade no último final de semana levou centenas de autoridades, familiares e amigos ao Centro Municipal de Cultura, em noite de emoção para bombeiros adultos e mirins - Crédito: Castor Becker Júnior

O último final de semana foi marcado pela formatura de mais 20 bombeiros voluntários mirins e de oito bombeiros voluntários efetivos, que também fizeram o juramento do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí. A solenidade ocorreu a partir das 19h30, no Centro Municipal de Cultura e festejou ainda os 28 anos de criação da corporação caiense. A festa também teve homenagens aos instrutores da própria corporação de aos profissionais de diversas áreas que auxiliam todos os anos na formação dos bombeiros mirins.

Além de centenas de familiares e amigos dos voluntários, a noite contou ainda com a presença de diversas autoridades. Na mesa de honra, estiveram o comandante operacional e presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí, Anderson Jociel da Rosa, o vice-prefeito caiense, Mozart Hoff, o presidente da Câmara Municipal, João Marcos Guará, o representante da Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado (Voluntersul) e presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante, Paulo Ricardo Schönardi e o presidente do Consepro caiense, Jester Moraes.

As autoridades destacaram o orgulho do Município pela trajetória da corporação voluntária caiense e o trabalho sério que, ao longo dos anos tornou a unidade uma das mais bem equipadas do Estado. O Comandante Anderson, por sua vez, reforçou o agradecimento pelo engajamento da comunidade em torno de seus voluntários e salientou o trabalho de cidadania exercido pelos próprios membros da entidade ao longo de sua trajetória.

Atualmente, a corporação caiense conta com 47 bombeiros e bombeiras voluntárias se revezando nos plantões 24 horas na unidade. “É importante frisar que, nesses 28 anos, foram mais de 31 mil atendimento realizados e mais de 390 voluntários exerceram sua cidadania, ao longo de 10.220 dias de plantões. Ou seja, 240.280 horas de serviços à comunidade caiense”, destacou o comandante Anderson em sua fala.

Além disso, ele lembrou que, em um País onde 80% dos municípios ainda não contam com serviços próprios de bombeiros (independente do modelo, se militar, voluntário ou misto), São Sebastião do Caí conta com 18 viaturas, entre caminhões, ambulâncias e outros veículos especiais (inclusive uma lanha.

HOMENAGEM ESPECIAL

A noite de sábado ainda foi marcada pela homenagem especial ao bombeiro voluntário Cláudio Fernandes de Lima. Ele foi um dos principais integrantes da corporação no seu início. E durante muitos anos atuou em combate a incêndios, atendeu acidentes de trânsito e, principalmente, integrou a equipe de resgate aquático. Pedreiro de profissão, Cláudio também participou diretamente da construção da atual sede dos bombeiros caienses, na Avenida Osvaldo Aranha, fundos do Parque Municipal.

Porém, no último mês de novembro, ele sofreu um avc isquêmico que lhe tirou os movimentos em um dos braços, dificultou a fala e o impede de caminhar sem apoio, além de outras atividades cotidianas que ficaram difíceis. Limitações que não o impediram de subir ao palco do Centro de Cultura, com ajuda os bombeiros, e, apoiado pelos vereadores Diego Flores e Azir Hartmann (que foram seus contemporâneos entre os bombeiros voluntários) receber o troféu e certificado de reconhecimento pelos seus serviços à comunidade. Além de ser aplaudido de pé pela plateia.

BOMBEIROS OPERACIONAIS

Os oito formandos (03 mulheres e 05 homens), realizaram o juramento de bombeiro (a) voluntário (a), após concluírem 700 horas de formação, entre aulas teóricas e práticas, no curso de teve seu inicio em 2022;

A formação é ministrada pelo Setor de Ensino interno da entidade, formado por uma equipe multidisciplinar, o que garante uma formação de excelência para os voluntários;

A formação contempla todas as áreas de atuação de um bombeiro voluntário, dentre elas: Comunicações de emergência, atendimento ao público, emergências médicas, combate a incêndio urbano, combate a incêndio florestal, combate a incêndio estrutural, resgate veicular, emergências químicas, resgate em altura e espaço confinados, e vários outros temas inerente as atividade realizadas;

RELAÇÃO DE BOMBEIROS FORMANDOS 2023:

– Alex Sandro da Silva , de 37 anos;

– Cássio Jardel de Oliveira , de 34 anos;

– Jean Francisco Tonini  , de 32 anos;

– Juliane Solange Fernandes , de 40 anos;

– Mateus da Rocha Rhode, de 24 anos;

– Rafaele Steffen, de 22 anos;

– Rodrigo Inácio Flores , de 26 anos;

– Thalia Nunes Martins, de 20 anos;

 

BOMBEIROS MIRINS

 

O projeto Bombeiros Voluntários Mirins teve início em setembro de 2022, tendo continuidade até abril de 2023. Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas sobre Cidadania e Civismo, Primeiros Socorros, Noção sobre incêndio e prevenção de acidentes domésticos, Nutrição, Importância das Atividades Físicas, Educação para o trânsito, Bullying, Drogas, Empatia e trabalho em equipe, Educação Social, Direitos e Deveres das Crianças e Adolescentes, integrações com as comunidades em eventos beneficentes, com carga total de 50 horas aula. Sendo avaliados pelo desempenho, participação e entendimento sobre os temas trabalhados.

 

A coordenação ficou sob responsabilidade das Pedagogas Natália Jaíne de Souza e Paula Bohn. E as aulas foram ministradas por facilitadores especialistas em suas respectivas áreas de atuação;

 

RELAÇÃO DE ALUNOS FORMANDOS:

 

*Ângelo Miguel Fritsch

*Antonia dos Passos Gegler

*Christopher Miguel Schaedler Ribeiro

*Clara Carolina Sebastiany Ellias

*Emily Backes dos Santos

*Guilherme Ritter Fink

*Isaque Dalagna Sartori

*Joana Maria da Rocha Silva

*Lavínia Rubin Bohn

*Leonardo Bairros Pinto

*Maria Augusta Mossmann Hillesheim

*Maria Eduarda Soares Rosa

*Maria Laura Metz Muller

*Maria Laura Mossmann Hillesheim

*Mateus Gegler Raymundo

*Matheus Nunes Martins

*Nicole Finger Nunes

*Rafael Bairros Pinto

*Tiago Martins Carlet

*Yordeivis Samuel Madera Aguas

 

Texto e fotos: Castor Becker Júnior

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezesseis − 16 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página