HM poderá ter Centro de Oncologia

Audiência Pública ocorreu na Câmara de Vereadores - Crédito: ACOM/Câmara

O Hospital Montenegro (HM) poderá receber um Centro de Oncologia regional, sendo referência para 14 municípios do Vale do Caí. O assunto foi discutido em audiência pública realizada ontem, segunda-feira, dia 8, na Câmara de Vereadores de Montenegro, com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores e demais lideranças da região.

A reunião foi proposta pelo vereador Sérgio Souza (PSB), que fez o convite quando do encontro sobre a volta do atendimento de traumatologia e ortopedia no HM. As duas demandas são muito importantes para a região e por isso a audiência pública de ontem ocorreu sob coordenação do deputado estadual Neri, O Carteiro (PSDB), presidente da Comissão de saúde e meio ambiente da Assembleia Legislativa.

Lideranças da região foram unânimes em pedir a especialidade para o Hospital Montenegro, mas depende da habilitação e recursos do Governo

– Crédito: ACOM/CâmaraAs lideranças de 14 municípios presentes foram unânimes quanto a importância de a região ter um Centro de Oncologia no HM, evitando que paciente em tratamento contra o câncer necessitem se deslocar para outras cidades. O prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, assim como o diretor técnico do HM, médico Jean Ernandorena, ressaltaram a união da região em prol do objetivo, que é o primeiro passo para a concretização de uma demanda de mais de vinte anos. Jean, inclusive, destacou que o Hospital Montenegro já é especialista em oncologia, mas precisa de recursos para atender a especialidade.

Também participou do encontro a coordenadora da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, Anne Beatriz Natal, que informou que já tem um processo em tramitação para a instalação do Centro de Oncologia no HM, inclusive recebendo parecer favorável numa primeira vistoria realizada no ano passado. Agora é preciso buscar a habilitação do serviço, após análise da parte técnica pelo governo federal, para então buscar a disponibilização de recursos.

Para o vereador Sérgio Souza, a reunião foi muito positiva. “Agora a pauta será levada ao Estado e Ministério da Saúde”, informa.

Já o deputado Neri, O Carteiro, destaca que o Centro de Oncologia é uma necessidade para a região com mais de 200 mil moradores. “Precisamos que o Estado encaminhe ao Ministério da Saúde o pedido de habilitação para a garantia de recursos federais”, frisou, elogiando o engajamento de todos.

0 Comentários

Deixe um Comentário

quatro × 1 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página