Governo federal fará Batimetria para verificar a profundidade do rio Caí
Os prefeitos de São Sebastião do Caí e Montenegro, Júlio Campani e Gustavo Zanatta, participaram ontem pela manhã, terça-feira, dia 30, da reunião com ministros do Governo Federal, em Porto Alegre. Na ocasião, foram anunciados um total de R$ 8,84 bilhões de recursos para melhorias em decorrência das enchentes de maio deste ano, beneficiando 65 cidades gaúchas. Quatro cidades do Vale do Caí, entre elas Montenegro, São Sebastião do Caí, Harmonia e Pareci Novo, serão contempladas com um total de R$ 14.500.000 para prevenção a desastres para a elaboração de projetos.
Campani esclarece que os recursos não serão encaminhados aos municípios. “Os valores, de um crédito extra do Governo Federal, não virão para as Prefeituras. Ainda será definido na próxima semana quem vai conduzir os projetos. Sugerimos o Governo do Estado, que tem uma secretaria específica para isso”, declara.
O prefeito de São Sebastião do Caí destaca ainda os recursos para a Batimetria, que é o levantamento do nível do rio. “Será de responsabilidade do Governo Federal. O ministro Rui Costa disse que já tem uma empresa contratada, a Infra SA”, informa, sobre o mapeamento da profundidade do rio Caí. O levantamento é importante, já que o rio ficou bastante assoreado após as últimas enchentes, com areia, vegetação e pedras que foram parar no seu leito.
0 Comentários