Governo do Estado emite nota sobre a ação para a retirada de indígenas do Cetam em Montenegro

Operação mobilizou cerca de cem policiais na tarde de sábado no Centro de Treinamento de Agricultores

Em nota oficial, no final da tarde de sábado, da 7, o Governo do Estado se manifestou sobre a ação de reintegração de posse com retirada dos cerca de 65 indígenas Kaingangs que haviam ocupado parte da área do Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam). Uma operação policial, ontem a tarde, mobilizou cerca de 100 policiais, 5º BPM de Montenegro e Pelotões de Choque de Caxias do Sul e Porto Alegre, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu e Conselho Tutelar. O Cetam fica no bairro Zootecnia e sedia cursos de treinamento para a agricultura, ministrados pela Emater.

Os indígenas chegaram ao Cetam por volta de 6h da manhã e teriam atravessado uma cerca de arame de uma estrada lateral, próximo do campus da Unisc. Eles teriam saído de Capela de Santana, Nonoai, Tenente Portela, Iraí, Três Palmeiras e demais cidades. O cacique Marcos da Silva alegou que era uma retomada pacífica devido a um acordo em que teriam livre acesso nas áreas do Estado, lamentando que a Emater chamou a Brigada Militar para a retirada das famílias dos indígenas. Já a BM, através do comandante do 5º BPM, tenente-coronel José Luis Krauze, ressaltou que a ação das forças policiais foi legítima, sendo cumprida a ordem de reintegração de posse a pedido da Secretaria Estadual da Agricultura e da Emater, com os indígenas devendo voltar aos locais de origem.

Nota do Governo do Estado

”A área ocupada por um grupo de indígenas na manhã de sábado (7/12), no município de Montenegro, pertence à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), que utiliza o local para ações direcionadas aos agricultores, assistência técnica e capacitações, em parceria com a Emater. Ao perceber a fase de ocupação do local, acionou as forças de segurança para que fossem tomadas as medidas cabíveis para o zelo do patrimônio público.

Ao ser acionada, a Brigada Militar agiu conforme os procedimentos de intervenção para este tipo de situação, não tendo qualquer episódio de violência. Após a negociação com os indígenas, os mesmos se retiraram do local de forma pacífica.”

Operação mobilizou cerca de cem policiais na tarde de sábado no Centro de Treinamento de Agricultores

0 Comentários

Deixe um Comentário

5 × três =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página