Fogo em mato atinge grande área no Caí

Um grande área de vegetação foi atingida pelo incêndio hoje na Conceição - Reprodução/FN

Os problemas de fogo em mato continuam na região, agravados pela estiagem.

Desde o final da manhã de hoje, terça-feira, por volta das 11h, os Bombeiros Voluntários Caienses, com o apoio de Bombeiros Militares de Portão, combatem um grande incêndio em vegetação no bairro Conceição, em São Sebastião do Caí, junto à margem da RS 122.

Com a estiagem aumenta o risco de incêndio em vegetação que pode atingir também residências
– Crédito: Bombeiros do Caí

Conforme o comandante dos bombeiros caienses, Anderson Jociel da Rosa, as chamas atingiram uma extensa área e inclusive o fogo estava indo em direção de algumas residências, sendo contido graças à ação dos bombeiros. Felizmente também o início da chuva, mesmo fraca, ajudou no combate das chamas.

Muitos casos de fogo em mato

Nos últimos dias os bombeiros têm combatido vários casos de incêndio em mato. E isso não ocorre apenas em São Sebastião do Caí. Também os bombeiros de Bom Princípio estão tendo muito trabalho para combater ocorrências de fogo em mato. Conforme o comandante dos bombeiros bom-principienses, Alisson Schneider, chegaram a ocorrer dois incêndios ao mesmo tempo, tendo que ser chamados bombeiros de folga. Ele cita que muitos destes incêndios são causados por ações humanas. Cita como exemplo a ocorrência do Bom Fim Alto, que demandou mais da equipe pela topografia do terreno e o tipo de vegetação e o risco de residências serem atingidas. Além do plantão exigiu bombeiros de folga, afinal, outra ocorrência deu-se no Vale Real, também atendida por Bom Princípio.

Vários são os casos de fogo em mato, muitos em locais de difícil acesso
– Crédito: Bombeiros de Bom Princípio

Alisson alerta que em tempos de estiagem qualquer fonte de calor, seja uma bituca de cigarro, ou a intenção de limpar o terreno com queimada e até vidros ou embalagens plásticas com líquido dentro refletindo a luz solar podem causar incêndio. Sinistros como esses podem também atingir residências e até acarretar em perdas humanas. Por isso é importante tomar cuidado.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil do RS lançou alerta de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, ventos de até 70 km/h e eventual queda de granizo na tarde desta terça-feira, podendo atingir o Vale do Caí, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte. O alerta foi emitido no início da tarde desta terça-feira.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a faixa leste do Estado deve enfrentar chuva intensa, vento forte e risco de granizo. A mensagem é válida até a manhã de quarta-feira, quando a chuva deve continuar no Estado. A chuva é muito esperada, já que passa de 50 o número de municípios gaúchos em situação de emergência devido a seca. Por outro lado causa preocupação o risco de temporal, que pode ocasionar estragos nas cidades e ainda mais prejuízos para a agricultura.

0 Comentários

Deixe um Comentário

19 − 9 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página