Educadora física recebe o apoio da comunidade na luta contra o câncer

Campanha busca angariar recursos para Jana Scota conseguir comprar medicação que tem custo de R$ 1,5 milhão

Janaína Ruoso Scota, de 45 anos, mais conhecida como “Jana”, segue em plena atividade. Continua dando aulas no Studio One, academia de pilates, treinos físicos e funcional, na rua João Pessoa, do centro de Montenegro. Mas segue focada também na luta para superar o câncer de pulmão que foi diagnosticado faz cerca de um ano. E para isso conta também com o apoio da comunidade, já que é muito conhecida e estimada. “Não podemos desanimar e se entregar. Sigo trabalhando dentro do meu limite”, diz.

Jana está na luta para conseguir o medicamento Pembrolizumab, aprovado pela Anvisa. Entretanto, o medicamento não é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela ingressou na Justiça com liminar de urgência, mas não foi concedida. O processo segue tramitando. Como corre contra o tempo, foi lançada uma vakinha online e também várias ações para angariar recursos que possam garantir pelo menos a aplicação das 15 primeiras doses do Keytruda (marca do Pembrolizumab) e assim iniciar o tratamento até vir a decisão da Justiça. O custo do medicamento é muito caro. As 35 doses custam cerca de R$ 1,5 milhão. E tem mais o custo para a aplicação. Mas Jana está otimista e agradece a solidariedade da população.

Diagnóstico

Janaína lembra que estava ministrando aula para alunos da Escola da Brigada Militar (EsFES) quando começou a ter sintomas de gripe. Foi no médico, mas os dias se passaram e a dor de garganta não passava. Através de exames de biopsia foram diagnosticadas metástases (células cancerígenas) no pulmão, aorta, mama, axilas, lombar e faringe.

Sempre envolvida com o esporte, a professora e atleta ficou “sem chão” ao saber do diagnóstico. Logo teve o apoio da família, colegas e amigos. E decidiu encarar de frente a doença. “Se a gente se entregar vai baixar a imunidade. Por isso decidi continuar trabalhando”, diz.  E ao mesmo tempo iniciou o tratamento de quimioterapia. “Sempre fui muito ativa, praticando esportes e cuidando da alimentação. Isso tem ajudado muito para estar bem hoje.

Jana sempre foi muito envolvida com o esporte

A campanha

Entre as ações tem a vakinha online pelo https://www.vakinha.com.br/3684658 e o Pix 3684658@vakinha.com.br.

Também estão sendo realizadas outras ações. Já aconteceram aulão de dança, jiu-jitsu, rifa, show de rock, entre outras. E outras estão programadas, como galeto em São Leopoldo e Estância Velha. E sopa de ervilha, dia 19 de agosto, a partir das 18h na Associação do bairro São João, numa realização do grupo de corridas Well Runner. Mais ações podem ser conferidas no instagragram @janascota.

Como ajudar:

– Vakinha online https://www.vakinha.com.br/3684658

– PIX 3684658@vakinha.com.br

0 Comentários

Deixe um Comentário

18 − dezoito =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página