Definidas as demandas do Vale do Caí que estarão na cédula da Consulta Popular
Foram definidas as demandas do Vale do Caí que vão constar na cédula de votação da Consulta Popular prevista para ocorrer entre 2 e 6 de dezembro. As demandas foram apontadas em nova assembleia regional ocorrida no campus universitário da UCS em São Sebastião do Caí, quando foram discutidas as prioridades e ocorreu a escolha dos delegados regionais.
Inicialmente foram 18 propostas apresentadas, sendo que durante a reunião, que contou com a presença de representantes do Governo do Estado, foram realizados ajustes e oficializados os quatro projetos que irão integrar cédula de votação: Armazenamento de água na propriedade rural; ações colaborativas para a inovação, projeto Qualificar/Equipara espaços para as pessoas idosas; e melhoria dos acessos as propriedades turísticas dos municípios do Vale da Felicidade com pavimentação asfáltica.
Para o Vale do Caí estão destinados novamente 1 milhão e 885 mil reais, que devem ser investidos pelo Estado em 2025 em demandas regionais. O tema deste ano é a Reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio. Para poder ter direito aos recursos, cada município tem que ter no mínimo uma participação de 2% do eleitorado.
A primeira fase da Consulta foi o envio de propostas pelos cidadãos. Após a análise técnica pela equipe do governo do Estado, as propostas são discutidas nas assembleias regionais, até 22 de novembro, convocadas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
A votação da consulta popular, por parte dos eleitores de cada região, ocorre entre 2 e 6 de dezembro. A votação será em meio digital: de forma on-line através do Portal da Consulta Popular. Para a votação é necessário o número do título de eleitor. Presidente do Corede Vale do Caí, Alzir Bach diz que vai se procurar mobilizar os 19 municípios da região para ter uma maior participação, visando atender as demandas regionais.
0 Comentários