CSG ultrapassa 42 mil atendimentos no semestre e implanta sistema de monitoramento na frota operacional

A CSG registrou mais de quatro mil atendimentos operacionais aos usuários das rodovias sob sua administração no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, nos pontos de atendimento ao cliente, foram outros 42 mil registros, tanto presenciais, como por telefone ou aplicativo. Em julho, a concessionária também deu início a implementação de câmeras de monitoramentos com Inteligência Artificial (IA) em sua frota para auxiliar na supervisão das ocorrências nas rodovias concedidas no Vale do Caí e Serra Gaúcha.
As ocorrências mais comuns envolveram pane mecânica (2.844 registros), pneu furado (401), pane seca (270) e pane elétrica (210), além de 193 atendimentos clínicos a usuários. Nos pontos de atendimento ao cliente, também houve alta demanda por serviços administrativos. Destaque para pagamentos em dinheiro (18.387), pagamentos via totem com auxílio de atendente (15.166), informações gerais (3.950) e suporte com aplicativo (2.226).
Para auxiliar nos serviços diários, a CSG instalou 81 câmeras nos veículos de trabalho. O novo sistema usa IA, e integra três câmeras por veículo, que permite o monitoramento em tempo real a partir do Centro de Controle Operacional (CCO). A tecnologia atua de forma preventiva, identificando sinais de fadiga ou sonolência dos motoristas, emitindo alertas imediatos e contribuindo diretamente para a prevenção de acidentes. especialmente nos turnos da noite, quando é intensificado o monitoramento das rodovias.
O diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, afirma que as câmaras servem como ferramenta para colher dados que possam ajudar a implementar soluções de atendimentos cada vez mais rápidas e seguras para os trabalhadores e clientes.
“Instalamos o sistema de monitoramento pensando na segurança do nosso cliente e na integridade de quem atua diariamente nas estradas. Essa solução nos ajuda a supervisionar o trabalho com mais eficiência, especialmente nos turnos da noite, quando é intensificado o monitoramento das rodovias. Nosso objetivo é garantir que as boas práticas estejam sempre presentes na rotina das equipes”, destaca.
A frota de trabalho da CSG circula, em média, 130 mil quilômetros por mês, tanto para atendimentos como no monitoramento do trânsito.
Simulado de atendimento a acidentes
No último sábado (5) a CSG realizou um Simulado de Atendimento a Acidente com Múltiplas Vítimas, no km 136 da ERS-122, entre os municípios de Antônio Prado e Ipê. A iniciativa faz parte do plano de gestão de riscos da empresa e visa aprimorar a resposta a situações críticas nas rodovias sob sua administração.
O exercício simulou uma colisão envolvendo dois veículos e uma motocicleta, com 12 vítimas fictícias. Cerca de 30 profissionais participaram da ação, que teve como foco testar os protocolos de atendimento, integrar as equipes e reforçar a agilidade nas respostas de emergência.
A operação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Antônio Prado, do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (Garibaldi), SAMU de Antônio Prado e Secretaria de Saúde de Ipê, que atuaram em conjunto com os recursos da CSG, incluindo equipes de atendimento pré-hospitalar, viaturas de resgate, guinchos e apoio operacional.
Fonte: CSG

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