CSG inicia lançamento das vigas da nova ponte sobre o Arroio Tega, em Caxias do Sul

Serviço é uma das etapas mais complexas da duplicação na ERS-122 e exigirá interdições de 10 a 25 minutos entre a próxima segunda-feira (8) e 19 de dezembro - Foto: CSG

A CSG inicia, entre esta segunda-feira (8) e 19 de dezembro, a etapa de lançamento das vigas longarinas da nova ponte sobre o Arroio Tega, no km 74 da ERS-122, em Caxias do Sul. A ação marca um dos momentos mais complexos da obra de duplicação e representa um avanço determinante para alcançar 75% de execução ainda em dezembro — um ritmo considerado acelerado pela concessionária.
Para garantir a segurança dos usuários durante o lançamento das vigas, haverá interdições de 10 a 25 minutos, realizadas três vezes ao dia: entre as 8h45 e 9h10, 12h15 e 12h40 e 16h às 16h25. A recomendação é que os motoristas programem seus deslocamentos considerando as possíveis pausas temporárias. Todas as intervenções serão sinalizadas e acompanhadas pelas equipes de Tráfego e Operações da CSG.
O serviço envolve o posicionamento de 24 vigas, cada uma com 38,80 metros e mais de 90 toneladas, que serão içadas e encaixadas com o auxílio de uma treliça lançadeira metálica especial, que proporciona maior segurança no lançamento. A estrutura garante segurança e precisão no assentamento de cada peça.
Para esta etapa, a CSG construiu um campo de produção de vigas ao lado do canteiro, reduzindo deslocamentos, aumentando a eficiência e evitando impacto adicional no tráfego pesado da região.
“Com todas as vigas prontas, inicia-se agora o que chamamos de ‘um grande lego de engenharia’, com o encaixe das peças que darão forma à nova estrutura, fazendo a ligação de uma margem a outra. Até aqui, os trabalhos ocorreram sem impacto no tráfego”, relembra o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres.
A nova ponte terá 270 metros de extensão, 38 metros de altura e 12 metros de largura.  O empreendimento é financiado integralmente com recursos provenientes das tarifas do pedágio eletrônico free flow. O investimento é de R$ 50 milhões, com prazo de 18 meses para conclusão.

INTERDIÇÕES PROGRAMADAS ENTRE 8 E 19 DE DEZEMBRO
Para garantir a segurança dos usuários durante o lançamento das vigas, haverá interdições de 10 a 25 minutos, realizadas três vezes ao dia, nas seguintes janelas:
* Manhã: 8h45 às 9h10;
* Tarde: 12h15 às 12h40;
* Fim de tarde: 16h às 16h25

Fonte: CSG

0 Comentários

Deixe um Comentário

um × três =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password