Corsan trabalha para restabelecer sistema de captação de água
São Sebastião do Caí, Capela de Santana e Montenegro seguem sem água na maior parte de seus imóveis. Em Montenegro a água voltou ao centro, mas ainda falta nas partes mais altas devido a grande demanda. Foi consertada a bomba da estação de tratamento 1, na Rua Apolinário de Moraes, mas a ETA 2, próximo da antiga fábrica da Antarctica, ainda está sem operação. No Caí e Capela o abastecimento está sendo feito por caminhões-pipas. A cheia do rio alagou a área de captação e paralisou o funcionamento da estação de tratamento que abastece as duas cidades. Equipes da Corsan seguem mobilizadas para reativar a distribuição de água.
MONTENEGRO
Técnicos da Corsan estão retirando a água na casa de bombas na área de captação no Rio Caí, em Montenegro. O local, que foi alagado devido ao alto nível do rio, envia água para a estação de tratamento 2 do município, que fica próxima da antiga fábrica da Antarctica e é responsável por atender a maior quantidade de bairros da cidade. E por seguir inoperante, grande parte da cidade continua desabastecida. A estimativa é de que a água seja retirada da estrutura ao longo do dia. Posteriormente, será feita a verificação dos equipamentos e as devidas manutenções para que o sistema entre em operação.
Ontem veio de helicóptero uma nova bomba e equipamentos para instalação. Bombeiros militares e funcionários da Prefeitura ajudaram os técnicos da Corsan na retirada da água dos locais inundados para permitir que equipamentos sejam religados e não correr risco de problemas elétricos.
Neste momento, a estação de tratamento 1 do município, que é a antiga, situada na Rua Apolinário de Moraes, é a única que está em operação. Por ter menor vazão e capacidade de tratamento, a distribuição de água seguirá sendo feita de maneira alternada entre os bairros, abrangendo as partes baixas da cidade. Depois, com a recuperação dos níveis dos reservatórios, o abastecimento poderá ser direcionado para as outras regiões. A água chegou no centro e alguns bairros mais baixos, mas ainda não alcança as partes mais altas de Montenegro.
Caí e Capela
Muitas pessoas estão com falta de água inclusive para tomar e cozinhar, além das necessidades básicas. Moradores relatam que estão sem abastecimento nas torneiras desde o feriado de quarta-feira passada, 1º de maio.
A Corsan informa que segue mobilizada para restabelecer o sistema de bombeamento na área de captação de São Sebastião do Caí, após o recuo das águas do Rio Caí. Nesta segunda-feira, 6, equipes da Companhia estão fazendo a retirada da água na estrutura para que os equipamentos possam ser verificados e feitas as manutenções necessárias para colocar o sistema em operação.
Esta unidade de bombeamento direciona água bruta para a estação de tratamento do município, que segue inoperante. Por isso, toda a cidade está afetada pelo desabastecimento.
Em Capela de Santana, dois poços estão em operação e caminhões-pipa auxiliam na distribuição, entretanto, somente algumas localidades estão abastecidas. Para restabelecer o sistema totalmente, é necessário que a estação de tratamento de São Sebastião do Caí entre em funcionamento.
Prevenção ao desabastecimento
A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter falta de água novamente.
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
0 Comentários