Capela de Santana e Triunfo têm casos suspeitos de gripe aviária

Uma criação doméstica de galinhas de Capela de Santana está em análise após entrar na lista de casos suspeitos de infecção por gripe aviária. Também em Triunfo houve a coleta de amostra em uma criação doméstica de galinhas. As suspeitas ganharam mais preocupação e destaque na imprensa após o registro de focos de gripe aviária numa granja de galinhas matrizes de ovos férteis de Montenegro e no zoológico de Sapucaia do Sul, ocasionando medidas de contenção como barreiras sanitárias, visitas em propriedades e suspensão de importação de carne de frango por vários países.
Porto Alegre também tem um caso suspeito, de uma garça. Outro é de uma ave silvestre em Jaguari. No país são pelo menos 19 investigações de suspeita de infecção por gripe aviária em andamento até ontem, sábado, dia 24, em diversos estados, aguardando o resultado conclusivo de laboratório. A análise laboratorial é feita em Campinas (SP). As investigações são corriqueiras no sistema de defesa agropecuária nacional. Agricultores, técnicos, proprietários, prestadores de serviços, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar casos suspeitos da doença imediatamente.
No Brasil já foram registrados 164 casos de gripe aviária em animais silvestres, além de 3 em criação doméstica de subsistência e um em produção comercial. No caso da granja de Montenegro, as galinhas e ovos não eram destinados para o consumo humano. Os ovos eram encaminhados para incubatórios. Morreram na granja cerca de 17 mil galinhas e os ovos, inclusive enviados para outras cidades e Estados, foram descartados. A granja interditada já passou por processo de desinfecção, assim como foram realizadas outras medidas de prevenção, entre as quais barreiras sanitárias e visitas em propriedades.
0 Comentários