Caí sedia Curso Internacional de Intervenção em Desastres

Abertura do curso foi hoje no campus da UCS, com a participantes de vários Estados e países - Crédito: Bombeiros do Caí

Está acontecendo em São Sebastião do Caí, entre sexta-feira e domingo, 8 a 10 de dezembro, o Curso Internacional de Intervenção em Desastres. O curso é direcionado aos profissionais que atuam na área de emergência, como bombeiros, Samu, Polícia, Defesa Civil, Guarda Municipal, entre outros. O objetivo é de capacitar emergencistas para atuar em áreas de desastres de grande amplitude provocados por ação humana ou natural, de forma organizada, técnica e eficiente.

Recentemente o Rio Grande do Sul viveu a sua maior tragédia climática e estudos demonstram que a mudança no clima, com incidência de fenômenos extremos, poderão acontecer com maior freqüência e até maior severidade. O próprio Vale do Caí sofreu no mês passado a sua maior enchente, com centenas de desabrigados precisando ser resgatados. Por isso a importância do curso para melhor capacitar os emergencistas em temas como resgates em áreas instáveis, salvamento em locais inundados, busca em área de mata e estruturas colapsadas, entre outros.

Socorristas estão sendo capacitados para melhor atendimento em casos de emergências
– Crédito: Bombeiros do Caí

Estão sendo ministradas aulas teóricas e oficinas práticas, com os alunos acomodados em acampamento base, como se estivessem em uma área de desastres. Os instrutores são brasileiros, mexicanos e chilenos, de grupos de resgate internacional.

A realização do curso é da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul), presidida pelo comandante dos Bombeiros Voluntários Caienses, Anderson Jociel da Rosa. “Estão participando bombeiros de vários Estados e Países”, destaca Anderson. A abertura ocorreu na tarde desta sexta-feira, no campus da UCS.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

um × um =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página