Bombeiros Voluntários lançam aplicativo para chamar socorro
A Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul), presidida pelo comandante dos bombeiros de São Sebastião do Caí, Anderson Jociel da Rosa, lançou o aplicativo Conecte Bombeiros Voluntários. A ferramenta é uma iniciativa da entidade para facilitar o chamado e a localização de emergências em municípios com corporações filiadas à entidade. Pelo aplicativo de celular (disponível no sistema Android ou IOS) a pessoa pode deixar registrada a localização de sua residência, para o caso de pedir socorro em casa.
Além disso, a ferramenta permite que a pessoa peça socorro, por exemplo, em um local de acidente (pelo georreferenciamento ativo). Neste caso, inclusive com a possibilidade de envio de imagens do local da emergência (que pode ser também um incêndio, acidente doméstico ou qualquer outra situação em que se precise dos bombeiros.
A ferramenta da Voluntersul funciona apenas nos municípios que têm corporações voluntárias, entre eles nos municípios do Vale do Caí. O app foi desenvolvido com recursos do Fundo Social da Sicredi Caminho das Águas.
Ao todo, o Rio Grande do Sul possui mais de 50 municípios com corporações de bombeiros voluntários. Segundo dados da entidade, elas atendem anualmente mais de 35 mil ocorrências entre incêndios, acidentes de trânsito, operações de busca e resgate Inclusive aquática, acidentes domésticos e diversas outras emergência. No Estado, mais de 1,5 mil homens e mulheres se revezam em plantões 24 horas.
Esse tipo de unidade é tradição desde o Século 19 na Região Sul do País – a partir da fundação, em 1892, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville/SC. No Rio Grande do Sul, a corporação em atividade mais antiga é a de Marau, fundada em julho de 1977. O modelo é o adotado também por Garibaldi, Nova Petrópolis, São Sebastião do Caí, Eldorado do Sul, Candelária e diversos outros Municípios.
No último dia 13, foi comemorado o Dia Estadual do Bombeiro Voluntário.
0 Comentários