Bom Princípio questiona resultado do censo e pede ajuste de divisas
Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 30, os prefeitos Fábio Persch e Bruno Junges, o vice-prefeito João Weschenfelder, os secretários Daniel Lermen e Luís Carlos Weber, o coordenador do setor de engenharia de Bom Princípio Raul Welter e o advogado Junior Fernando Dutra, de Tupandi, trataram sobre pauta de interesse mútuo: o ajuste das divisas entre os municípios. Em mapa apresentado pelo Governo do Estado, há dúvidas quanto às divisas, e isso teria feito com que, inclusive, houvesse levantamento equivocado dos números do IBGE no censo.
Localidades como Arroio das Pedras, Canto Calsing e Vale das Flores, em que os moradores tem o cartão SUS em Bom Princípio e também estudam em escolas do município, o censo contabilizou como sendo de Tupandi. A correção dos mapas e adequação dos mesmos deverá ser regularizada e ajustada com a concordância de moradores e poderes municipais (executivo e legislativo).
Os dados do IBGE são questionados por Bom Princípio, que indica que o município tem 13132 habitantes, quando em números da saúde local há mais de 16 mil cadastros. Com os números apresentados pelo IBGE Bom Princípio terá perda de arrecadação. A variação dos números, com os ajustes a serem feitos com Tupandi, não deve representar perda para a cidade vizinha. Há também discordâncias no que diz respeito às divisas com Harmonia, São Sebastião do Caí e Feliz. A pauta já foi levada também ao Estado e as devidas ações estão sendo tomadas pela esfera pública de Bom Princípio.
0 Comentários