Avança processo de retorno da Traumatologia ao HM

Nova reunião ocorreu nesta segunda-feira

Ao invés de projetos de lei, que requerem tramitação e votação pelas câmaras, o repasse de recursos pelas prefeituras, para financiar o retorno da Traumatologia ao Hospital Montenegro (HM), poderá ser feito mediante convênios. Essa foi a conclusão a que chegaram os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) durante encontro nesta segunda-feira. A reunião aconteceu no campus da Unisc.

No dia 26 de abril, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve em Montenegro para anunciar a disposição do Estado em retomar as atividades no Hospital. Um valor fixo será repassado à instituição todos os meses e as cidades da região que serão atendidas pagarão um complemente de R$ 0,77 por habitante. Agora, com o formato jurídico da operação definido, cada Administração irá procurar o Hospital para formalizar o acordo.

No caso de Montenegro, serão em torno de R$ 50 mil. “Pode parecer muito, mas o transporte para outras cidades – que inclui servidores, combustível, veículos e sua manutenção – custa mais do que isso”, calcula o prefeito Gustavo Zanatta.

HM aguarda posição dos municípios

A Direção do HM Regional, através de nota, informou que vai aguardar o posicionamento dos municípios para se manifestar, discutindo internamente com seu departamento jurídico a segurança da contratação de forma sustentável. Segundo a nota, como o HM Regional não foi convidado para a reunião, também tem dificuldades de se manifestar de forma assertiva.

0 Comentários

Deixe um Comentário

quatro + dois =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página