Após enchente, Caí vive momento de reconstrução e retorno aos lares
Em São Sebastião do Caí, na manhã do domingo, dia 18, equipes das Secretarias de Obras e da Agricultura e Bombeiros Voluntários do Caí, com o apoio dos Gideões e de pessoas voluntárias, iniciaram um grande mutirão de limpeza em vários pontos da cidade, inclusive lavando as ruas mais atingidas, com caminhão dos bombeiros e outro da prefeitura.
O trabalho continua durante essa semana nas áreas atingidas, recolhendo os entulhos na cidade e também na área rural do município, que também foi atingida, tanto pelo Rio Caí quanto pelo Rio Cadeia.
Serviços eletivos estão temporariamente suspensos e agora a secretaria da Agricultura está dando apoio à de Obras dando prioridade para atender as emergências nas estradas e acessos às propriedades rurais do interior, para desobstruir estradas e acessos afetados pela chuva e enchente, tanto do Rio Caí quanto do Rio Cadeia. As equipes trabalhara nas vias principais e desde ontem nas demais estradas do interior e atendimento aos agricultores.
As famílias atingidas já estão retornando às suas casas desde domingo, já que o nível do Rio Caí já se encontra no seu leito.
A administração municipal, em parceria com a Defesa Civil e Assistência Social, vêm realizando campanha de arrecadação de donativos diversos, desde roupas e alimentos, até móveis, colchões e demais itens para auxiliar a população mais atingida pela enchente causada pelo ciclone extratropical. Os donativos estão sendo recebidos e entregues à população no Centro Social Egon Schneck, situado junto ao prédio da Secretaria Municipal de Obras, na Avenida Dr. Bruno Cassel, 170.
Desde sexta-feira a Assistência Social tem oferecido a todos os abrigados no Ginásio do Rio Branco (54 famílias com 145 adultos e 37 crianças) e na Associação de moradores do Bairro Quilombo (3 famílias com 8 adultos) as refeições como almoço (em marmitas encomendadas especialmente para o almoço). Além disso, também receberam o necessário para café demais refeições, como pães, leite e ao retornarem para suas casas um kit básico de material de limpeza.
Também foram abrigados os animais domésticos das famílias atendidas, fornecendo abrigo seguro e alimentação.
Agora com o nível do rio voltando ao seu normal, a equipe da administração municipal está organizando o transporte e o auxílio para as famílias poderem retornar gradativamente aos seus lares.
0 Comentários