Anunciada a construção de nova ponte sobre o rio Caí na Feliz

Nova travessia entre o centro e o bairro Matiel será construída ao lado da atual ponte de ferro, com investimento de R$ 15 milhões - Reprodução/FN

A Prefeitura da Feliz anunciou um grande investimento neste domingo, dia 26. O prefeito Junior Freiberger e seu vice Jair Nienow (Nego) mostraram o projeto de construção de uma nova ponte ligando o centro e o bairro Matiel, assim como localidades como Escadinhas, Roncador e Vale do Lobo. “No nosso plano de governo já constavam que iríamos buscar recursos federais e estaduais para a construção de uma ponte em duas vias”, disse Júnior, no hall de entrada da Prefeitura, enquanto um telão também exibia para o público na rua.

O prefeito lembra que nas últimas eleições foi citada a mesma proposta pelos candidatos. E com a cobrança da comunidade, de construção de uma segunda ponte sobre o rio Caí. Ele diz que então surgiu a idéia de um suporte acadêmico, num diálogo com a Unisinos. “Vários trabalhos foram desenvolvidos na universidade, servindo de sustentação”, recorda. Cita que também houve o diálogo com a comunidade, através de enquetes, e com a Câmara de Vereadores e empresas. Foi aberto então um processo licitatório para a elaboração do projeto, desenvolvido pela empresa Azambuja. Em seguida iniciou a busca de recursos, na ordem de R$ 15 milhões, para construir a nova travessia, bem ao lado da atual ponte de ferro.

Anúncio ocorreu neste domingo na Prefeitura da Feliz e projeção é de início de construção ainda neste ano
– Reprodução/FN

Lembrou que a ponte de ferro, de mão única, não suporta mais o trânsito intenso. Em vídeo foi mostrado o desenvolvimento do município e a necessidade de uma nova ponte. Com o aumento do número de veículos e do tráfego, mais os motoristas têm esperado para conseguir esperar. Com a nova ponte, a de ferro deverá ser utilizada apenas para o trânsito de pedestres. Conforme contagem, em uma semana passaram 54 mil veículos pela atual ponte de ferro, numa média diária de 8 mil automóveis, mais os caminhões que transportam cargas. Por isso foi escolhido um ponto para a nova ponte de concreto. “Temos capacidade técnica e financeira para dar esse importante passo”, garante o prefeito.

Para a concretização da obra, o prefeito anunciou a busca de um financiamento de 15 milhões de reais junto à Caixa Federal. E por isso o projeto foi encaminhado para a Câmara de Vereadores, entregue ao presidente do legislativo, Valdecir Krronitzky. Em caso de aprovação dos vereadores, já tendo o aval da Caixa, precisa também ser analisado pela Secretaria do Tesouro Nacional. “Acredito que essa tramitação vai durar cerca de dois meses. E mais em torno de dois meses para a licitação”, projeta Junior, informando que também já está emitido o licenciamento ambiental. Salientou também a doação das áreas atingidas, dos dois lados, já tendo a escritura pública.

O prefeito acredita que a obra deve iniciar até o final deste ano e calcula que em cerca de um ano poderá estar pronta. Ela terá três vãos, numa extensão de 90 metros. E terá a mesma altura da atual ponte de ferro, evitando ser atingida por enchentes.

0 Comentários

Deixe um Comentário

12 − 1 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página