16º feminicídio: ex-vereadora é morta na Serra

Roseli Vanda Pires Albuquerque, de 47 anos, foi morta em seu apartamento em Nova Prata, onde também foi encontrado o corpo do ex-marido - Crédito: Reprodução

Mais um feminicídio foi registrado no Rio Grande do Sul. A ex-vereadora Roseli Vanda Pires Albuquerque, de 47 anos, foi morta em seu apartamento no centro de Nova Prata, na Serra Gaúcha. O crime ocorreu na madrugada deste sábado, por volta de 3h30. No local também foi encontrado o corpo do ex-marido da Roseli. A suspeita da Polícia é de que ele tenha cometido o feminicídio por estrangulamento e depois retirado a própria vida. Uma equipe do Samu esteve no local e diagnosticou os óbitos. O casal, que tinha um filho de 26 anos, teria tido um casamento de 28 anos e estava em processo de separação. Não moravam no mesmo imóvel, mas ele tinha a chave do apartamento. A Brigada Militar foi acionada após a mãe da vítima informar ter recebido uma mensagem enviada por Roseli momentos antes do crime.

Foi feito o isolamento do local pela Brigada Militar para a realização de perícia e levantamento da Polícia Civil, responsável pela investigação. Além de vereadora, Roseli Vanda foi candidata a vice-prefeita de Nova Prata em 2024 e atualmente era diretora administrativa da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado. Segundo levantamento, não havia registros recentes de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) entre as partes. No entanto, em 2017 ela chegou a registrar um boletim de ocorrência de violência doméstica contra o ex-marido, alegando ter sofrido ferimentos.

Um dos projetos de Roseli era abrir em Nova Prata justamente um espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica. Foi também comerciante, sendo dona de uma loja de roupas. E na atuação política defendia ações voltadas às crianças e famílias atípicas. “É com grande tristeza que recebo a notícia da partida de Roseli Albuquerque, que fez parte da minha equipe, mas, muito além, foi uma amiga de longa data. Roseli foi vereadora de Nova Prata e ainda tinha uma caminhada política longa a sua frente, que foi interrompida. Esse é o resultado de tragédias como essa: vidas ceifadas, sonhos interrompidos, famílias desoladas. Mais um caso de feminicídio, um crime bárbaro que deve ser combatido”, destacou o deputado federal Danrlei, para o qual Roseli trabalhou como assessora parlamentar.

Com a morte de Roseli Vanda Pires Albuquerque, o Estado chega a 16 feminicídios registrados só neste ano. O velório de Roseli será na Câmara de Vereadores de Nova Prata.

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezessete + 19 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password