Bairros Aeroclube e Estação foram os mais atingidos pelo temporal de ontem - Crédito: Jaime Buttenbender

O forte temporal ocorrido na tarde de ontem, quinta-feira, dia 25, deixou marcas de destruição em dezenas de residências de Montenegro. De acordo com a Defesa Civil, até a manhã desta sexta-feira, 85 casas tiveram registro de destelhamento, 12 delas com perda total. Os bairros Aeroclube e Estação foram os mais atingidos.

Algumas casas ficaram completamente destelhadas e um gabinete de crise foi montado no bairro Aeroclube para atender as famílias
– Crédito: Prefeitura e Reprodução

Logo após os fortes ventos, equipes de diversos setores da Prefeitura estiveram nos locais afetados prestando assistência. Felizmente, não houve registros de pessoas feridas.

Um gabinete de crise foi montado junto ao bairro Aeroclube, na Estrada Cylon Rosa, ao lado de um posto de combustíveis. Durante o fim de semana, os atendimentos serão prestados à comunidade. Qualquer necessidade pode ser encaminhada pelos telefones 51 99459 4755 ou 51 99616 0163.

Um relatório está sendo montado para envio ao Governo do Estado. Em razão dos prejuízos pode ser decretado Estado de Emergência. O ginásio do bairro Cinco de Maio está sendo preparado para abrigar as pessoas em caso de necessidade.

“Pensei que iríamos morrer”

O catador Luis Paulo de Lara passou a manhã de hoje juntando o pouco que restou de sua casa, no bairro Estação. Com o destelhamento total, a chuva e os ventos invadiram todas as peças, em um cenário desolador. No bairro Aeroclube, a manicure Cristina de Araújo de Ávila secava móveis e o piso, encharcados após a casa destelhar. “Pensei que iríamos morrer. Ficamos muito assustados”, relata a manicure.

Segundo o secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Luis Fernando Ferreira, a Prefeitura já disponibilizou areia, cimento e 400 metros de lona para as famílias que tiveram casas com destelhamento. Mas a maior necessidade do momento são telhas. O secretário pede para que pessoas e empresas que possam doar telhas, procurem a Prefeitura pelos telefones 51 99459 4755 ou 51 99616 0163.

O vice-prefeito Cristiano Braatz visitou casas e acompanhou os trabalhos nesta manhã. “Nossas equipes estão nas ruas e com este Gabinete de Crise, vamos prestar todos atendimentos necessários”, disse Cristiano.

Quem precisar de atestado por falta ao trabalho deve procurar a Defesa Civil, no Parque Centenário, a partir de segunda-feira, dia 29.

O coordenador regional da Defesa Civil, Tenente Coronel Adriano Zanini, esteve em Montenegro nesta sexta-feira e se colocou à disposição para assessorar a Prefeitura no auxílio às pessoas que tiveram prejuízos com o temporal.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here