Prefeitura vai reformar antigo restaurante Centenário

Obras estão orçadas em R$ 335 mil e a execução terá prazo de quatro meses - Crédito: Prefeitura
Considerado uma das melhores opções gastronômicas da cidade por cerca de 30 anos, o Restaurante Centenário, situado no interior do Parque de Montenegro, deve voltar aos seus “tempos de glória” em breve. Saiu na última terça-feira o edital de licitação das obras de recuperação da estrutura. As propostas serão abertas no dia 9 de setembro.
O projeto de reforma, desenvolvido pelo engenheiro Orlando Aguilera, da Secretaria Municipal de Obras Públicas, prevê uma série de melhorias nos 643 metros quadrados da edificação. Entre elas, substituição do telhado e de parte dos pisos, impermeabilização de paredes, reforma da fachada, novos banheiros e acessibilidade para deficientes. “O restaurante terá dois ambientes, um interno e outro externo, com cobertura em policarbonato, o que permitirá atender a diferentes públicos”, explica Orlando.
Projeto de reforma prevê uma série de melhorias
– Crédito: Prefeitura
O engenheiro ressalta que a fachada terá um layout integrado com as demais melhorias que estão projetadas para o Parque Centenário. As obras estão orçadas em R$ 335 mil e a execução terá prazo de quatro meses a partir da assinatura do contrato. “A Prefeitura vai deixar a construção pronta, em plenas condições de uso. Caberá ao futuro permissionário o investimento em móveis, equipamentos e decoração”, conclui o profissional.
O formato da nova concessão ainda não está definido, mas isso deve ocorrer nos próximos meses. A Administração Municipal chegou a avaliar a possibilidade de fazer parceria com a iniciativa privada, de modo que uma empresa assumisse a reforma em troca da exploração comercial do espaço. Contudo, as sondagens não tiveram resultados, em virtude do valor do investimento. “Trata-se de um espaço nobre, que não pode mais ficar abandonado”, afirma o prefeito Gustavo Zanatta. “Eu vivi parte dos bons tempos do Restaurante Centenário e espero que muitas outras pessoas possam ter esta experiência”, conclui.
Outras funções
O Restaurante Centenário foi construído junto com o Parque, inaugurado em 1973, nos 100 anos de Montenegro. Da última vez em que uma empresa explorou o espaço como restaurante, ele acabou fechando após muita polêmica. Conforme a Prefeitura, a empresa permissionária ficou devendo vários meses de aluguel, alegando gastos com investimentos no prédio. O impasse foi resolvido na Justiça, que concedeu a reintegração de posse à Prefeitura.
Prédio do restaurante chegou a ser sede da Biblioteca Pública
– Arquivo/FN
Uma vez desocupado, o imóvel foi emprestado para os ensaios de um grupo tradicionalista. A cedência acabou suspensa em 2013, quando a Prefeitura levou para lá parte do acervo da Biblioteca Pública. Os livros só foram retirados no fim de 2020. Desde que assumiu, a nova Administração Municipal vem planejando a reativação do restaurante, próximo passo após a reforma.

0 Comentários

Deixe um Comentário

2 × dois =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página