Prefeitura vai asfaltar a Estrada Selma Wallauer, no Faxinal, com recursos próprios
Em reunião realizada na noite de ontem, terça-feira, dia 19, na comunidade do Faxinal, interior de Montenegro, o prefeito Gustavo Zanatta anunciou aos moradores que a Estrada Selma Wallauer será asfaltada com recursos do próprio município. Ele informou que os R$ 5 milhões destinados seriam investidos nas rotatórias junto à RSC 287. Como agora será a EGR que vai fazer esta obra, o valor será redirecionado para a estrada no bairro Faxinal.
É uma obra esperada faz muitos anos. No final de 2019, a Câmara de Vereadores aprovou a adesão de Montenegro ao programa “Avançar Cidades”, do governo federal. Estavam previstos cerca de R$ 7,5 milhões para drenagem e pavimentação de 12 ruas do município, incluindo a Selma Wallauer. O projeto foi encaminhado para a análise da Caixa Econômica Federal, mas o governo da época decidiu que faria a obra com recursos próprios. Foi feita a licitação e em 2020 definida a empresa responsável pela execução dos trabalhos. O novo governo, que assumiu no início do ano passado, cobrou da empreiteira Silpav o motivo da paralisação das obras. Segundo a Prefeitura, na época os representantes da empresa alegaram que haviam sido contratados apenas para realizar uma parte dos serviços. Assim, a “obra pronta” foi entregue com cerca de 30% do total da drenagem feita, sem pavimentação e com buracos abertos, causando indignação na comunidade.
O Gerente de Contratos e Convênios, Silvio Kaél, por meio de uma grande mobilização, conseguiu convencer a Caixa Federal de recolocar a Selma Wallauer na lista das ruas contempladas pelo “Avançar Cidades”. Só que o tempo passou, a liberação de recursos federais não ocorreu e a comunidade segue esperando. Disposto a resolver o problema de uma vez por todas, o prefeito Zanatta reuniu a equipe e sugeriu que os cerca de dois quilômetros restantes sejam asfaltados, sem depender de recursos federais. “Essa novela tem que acabar. Chega de promessas, vocês não aguentam mais. Fomos eleitos para mudar o jeito de fazer as coisas, e assim faremos”, reforçou o prefeito aos moradores.
O edital para licitação da empresa que vai executar as obras de drenagem, asfaltamento e sinalização horizontal e vertical será publicado na próxima semana. A previsão é de que se o certame licitatório for cumprido, as obras estejam concluídas em março de 2023.
Para o líder comunitário Cacildo Chassot, morador que acompanha esta história desde o primeiro dia, o anúncio é motivo de comemoração. “Estamos cheios de promessas de políticos. Finalmente, a obra vai sair do papel”, comemorou.
Além da conclusão do asfaltamento na estrada Selma Wallauer, também será melhorada a ligação da via com a RSC 287. Esta obra, aliada a construção das rotatórias pela EGR, deve tornar o trânsito mais ágil e seguro em um dos principais acessos à rodovia.
0 Comentários