Prefeitura estuda adquirir área e pista de rodeios no Parque Centenário pode virar campo de futebol Crédito: Jaime Buttenbender/Reprodução

A Prefeitura de Montenegro segue planejando melhorias no Parque Centenário, que é o principal local de lazer e prática de esportes do município. Desde o início do ano, quando começou o atual novo governo, foi formado um grupo de trabalho que está fazendo um estudo sobre a estrutura atual e como será a revitalização. “O parque estava atirado, sujo. Vamos deixar limpo e organizado. Já coloquei inclusive o chafariz para funcionar”, diz o novo gestor do Centenário, Carlos Ferrão, que é também o coordenador da Defesa Civil.

Parque Tio Manduca, na beira do rio, já foi palco de vários rodeios
Crédito: Daniel Fuchs Klein/FN

Em entrevista na Rádio América, Ferrão disse que está sendo encaminhado um acordo com tradicionalistas do município para que o Parque Tio Manduca, situado na margem do rio Caí, junto ao Balneário Municipal (Baixio), volte a sediar rodeios. Como é uma área particular, de cerca de 17 hectares, com pista de tiro de laço, banheiros e a estrutura de já ter sediado vários rodeios, o município estaria estudando a aquisição do imóvel. “É para ser um centro de eventos, como o Parque Harmonia, de Porto Alegre, com espaços para os CTGs”, diz Ferrão. O secretário municipal de Gestão e Planejamento, Fabrício Coitinho, diz que ainda estão sendo feitas conversações iniciais com os proprietários da área. O coordenador da 15ª Região Tradicionalista, Edgar Barnasque dos Santos, também cita que existe uma conversa de representantes de entidades e Prefeitura, no sentido de adquirir a área do Parque Tio Manduca. Além de rodeios, o local já sediou festivais de música gaúcha e de rock, MotoCross e outros eventos.

Novo campo no Centenário

Caso se confirme o retorno do Parque Tio Manduca e a aquisição por parte do município, a área de rodeio no Centenário pode ser destinada para a prática de esportes. Aproveitando o espaço, com recuperação das arquibancadas e iluminação, o local pode receber um campo gramado ou sintético de futebol de sete, além de quadra de areia de vôlei e futevôlei. Existe, inclusive, a possibilidade de receber verbas para isso.

Área de rodeios do Centenário está abandonada e poderá virar campo de futebol
Crédito: Guilherme Baptista/FN

O diretor de desporto do município, Odilson Soares, diz que a intenção é aumentar a quadra de areia na entrada do parque, a qual deve receber iluminação. Ele cita ainda outras melhorias. O ginásio Domingão, que está fechado faz 16 anos, está em processo final de reforma, faltando apenas troca de iluminação e rede de proteção, e já tendo sido feitas substituições no piso e telhado. O ginásio Azulão também deve passar por reforma, principalmente no telhado. Ainda devem ser feitos novos investimentos em pista atlética e locais para patinação, skate e ciclismo.

Carlos Ferrão diz que a meta é que o Centenário volte aos bons tempos. Aos poucos o parque já vem novamente recebendo a comunidade, entre 8 e 20h, após as restrições decorrentes da pandemia. “Prometi que em 30 dias estará melhor”, garante. Ressaltou ainda a segurança, através da guarda municipal e videomonitoramento, além de álcool gel para os visitantes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here