Passeio com barco catamarã entre Porto Alegre e Montenegro será em novembro

Barco catamarã sai de Porto Alegre nesta sexta-feira - Crédito: Belo Sul

Foi transferida para 25 de novembro a primeira viagem do Barco Tur Catamarã entre Porto Alegre e Montenegro. A agência Belo Sul informou que os motivos do adiamento fora ajustes técnicos no roteiro e no próprio barco.

A viagem estava inicialmente prevista para a próxima sexta-feira, dia 21. Entretanto, foi necessário transferir. A diretora da Belo Sul, Andrisa Mariano, confirmou para hoje, terça-feira, dia 18, às 18h30, no Sindilojas, uma reunião geral com guias de turismo, apoiadores, patrocinadores, artistas e todos que estão colaborando nesta pioneira iniciativa. Na pauta do encontro estão a logística do roteiro, histórico da Rota dos Imigrantes, breve palestra sobre hospitalidade e bem receber os turistas.

O lançamento do projeto “Turismo é com a gente” ocorreu no dia 26 de agosto, durante o aniversário dos 8 anos da agência Belo Sul. “É um roteiro longo, de 7 horas de viagem de navegação. Por isso foram necessárias algumas revisões e ajustes. Vamos iniciar a temporada em 25 de novembro, com a Rota dos Imigrantes pelo rio Caí. Depois o catamarã fará roteiros menores. E no domingo retorna para a capital. É um roteiro temático, artístico e cultural”, explica Andrisa. Ela explica que a procura tem sido muito boa, mesmo sendo um trabalho pioneiro.

Capitão Hartmann com o Diretor da Revista Cidade Sorriso e Andrisa Mariano: iniciando os preparativos
– Reprodução/FN

Com capacidade para 70 pessoas, o barco já é utilizado em outros roteiros, como pelo Guaíba, em Porto Alegre. Possui todos os itens de segurança e licença da Marinha. No percurso entre Porto Alegre e Montenegro serão cerca de 67 quilômetros. E no caminho os passageiros poderão se deslumbrar com as belas paisagens, histórias e lendas, como do Morro da Mariazinha, da ponte, olaria, dos imigrantes e vapores (barcos) que usavam este trajeto nos áureos tempos da navegação para escoar a safra e transporte de passageiros.

Catamarã que já faz passeios pelo Guaíba fará roteiro para Montenegro, com roteiro incluindo também o por do sol do Morro Montenegro
– Crédito: Belo Sul

A partida será às 8h da capital, incluindo também Brunch (café da manhã), almoço/Finger Food, guia de turismo, vídeo e intervenções artísticas. Terá também roteiros menores, como o do Por do sol, com passeio do cais do porto ao Morro Montenegro, com aproximadamente 1h20min. Deverá ter também uma Festa das Etnias, temática, dentro do barco. E no domingo, 27 de novembro, o catamará retorna para Porto Alegre. Um novo roteiro ainda está sendo programado para dezembro.

Os contatos e reservas podem ser feitos pelo telefone (51) 999477283. E também podem ser buscadas mais informações pelas redes sociais da Belo Sul Viagens e Turismo, incluindo roteiros turísticos pelo Vale do Caí, além de eventos, outras regiões e outros Estados e países.

O objetivo do projeto receptivo em Montenegro “Turismo é com a Gente” é de fomentar o turismo e a economia local, despertando o sentimento de pertencimento e aumentando a auto-estima da comunidade, revivendo os áureos tempos da navegação e do comércio da cidade e região, promovendo o turismo sustentável. Com isso vai impulsionar o comércio, artesanato, gastronomia, produtos coloniais, hotelaria, propriedades rurais, eventos, cervejarias e tudo que gira em torno do turismo na região.

Casa da Atafona

Casa da Atafona volta a receber visitantes
– Reprodução/FN

Outro atrativo turístico que está sendo retomado é da Casa da Atafona, em Santos Reis, no interior de Montenegro. Através de agendamentos, o turismo rural traz uma programação que inclui palestra, trilha, arte terapia, passeios de carroção, almoço, futebarro, lanche e demais atividades.

0 Comentários

Deixe um Comentário

três × 3 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página