Montenegro fará novos exames preventivos ao câncer à noite

Imagem ilustrativa/Prefeitura
O sucesso da primeira ação, em maio, está levando a Secretaria Municipal de Saúde a fazer uma nova coleta de exames preventivos ao câncer de cólo de útero à noite. O objetivo é atender as mulheres que trabalham fora ou não têm com quem deixar seus filhos de dia. O agendamento está ocorrendo por telefone, e a realização dos testes acontecerá em outubro.
Para assegurar a vaga e definir o dia, as mulheres interessadas devem ligar para 3632.1042 ou 3632.8346 no período das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. As coletas ocorrerão na UBS Centro, na Rua Ramiro Barcelos, e na Timbaúva, junto à Secretaria Municipal de Saúde.
O exame citopatológico (CP), ou Papanicolau, é o principal método para o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar algum sintoma. Também é indicado para detectar infecções, incluindo a provocada pelo HPV. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual precisa submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Inicialmente, deve ser feito todos os anos.
SAIBA MAIS
– Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame;
– o correto é evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas que antecedem o procedimento;
– é importante, ainda, que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado;
– mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê;
– após a realização, a mulher deve retornar ao posto de saúde de referência, na data marcada, para saber o resultado e receber instruções.

0 Comentários

Deixe um Comentário

3 + 1 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página