Montenegro busca reduzir efeitos da estiagem
A estiagem que castiga o Rio Grande do Sul desde o ano passado segue acarretando transtornos e prejuízos em diversas regiões. Em Montenegro, localidades do interior têm clamado por ajuda, já que os açudes estão secando e o gado sofre com a sede.
Para amenizar a difícil situação, equipes da Diretoria de Infraestrutura Rural estão trabalhando para levar água a pequenas propriedades. Nesta segunda-feira, dia 17, mais de 65 mil litros de água devem chegar a diversas localidades, como Rua Nova, Faxinal e Bom Jardim.
A piscicultura é uma das culturas que acumula perdas com a seca. As chuvas das últimas horas e o volume previsto para esta semana não são suficientes para resolver o problema e a expectativa é de que nos próximos meses volte a chover com regularidade.
O diretor da pasta, Pedro Vargas, relata que o quadro observado no interior é de extrema gravidade. “É uma situação atípica, falta água para o gado, os açudes estão com nível muito baixo. Estamos atuando com força para ajudar nossas famílias que produzem”, avalia Pedro.
A Prefeitura conta com um caminhão pipa e um contrato com empresa terceirizada para levar a água. O Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro disponibilizou 13 mil litros de água que também foram entregues nesta segunda-feira.
Outros produtores que necessitem de água podem encaminhar seus pedidos na Secretaria de Desenvolvimento Rural, através dos telefones 3632 8533 ou 3632 0246.
0 Comentários