Carnês começaram a ser distribuídos na semana passada pelos Correios - Crédito: Prefeitura

Os funcionários dos Correios iniciaram, na última semana, a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício de 2021. Os contribuintes têm até o dia 7 de junho para fazer a quitação em cota única e aproveitar o desconto de 10% oferecido aos que estão em dia com os cofres públicos. Em relação ao ano passado, o reajuste foi de apenas 5,09%, exigido por lei, que consiste na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre dezembro de 2019 e novembro de 2020.

Secretário da fazendo Antônio Miguel Filla: expectativa de arrecadação de R$ 18 milhões
– Crédito: Prefeitura

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, a arrecadação com o IPTU deve chegar a R$ 18 milhões este ano. A expectativa é que pelo menos 40% desse valor seja recolhido imediatamente. “Inicialmente, o vencimento da cota única estava previsto para abril, mas a Administração optou por atrasar a data-limite para favorecer os montenegrinos que estão sofrendo as consequências econômicas da pandemia do novo coronavírus”, explica Antônio Miguel Filla, titular da Fazenda.

Para aqueles que não tiverem condições de pagar em apenas uma vez, ainda existe a opção do parcelamento em oito vezes. A primeira vence em 10 de junho e a última em 10 de janeiro do ano que vem. Os pagamentos devem ser efetuados no Banco do Brasil, no Banrisul, na Caixa Federal e nas agências lotéricas.

Se alguém não receber o carnê em casa pode “baixá-lo” no site do Município, o www.montenegro.rs.gov.br. Para isso, é preciso o número do CPF ou do CNPJ e o código do imóvel. O contribuinte ainda pode fazer a solicitação através dos e-mails [email protected] e [email protected] Outra opção é ir diretamente à Prefeitura, na Diretoria de Receita, junto ao Palácio Rio Branco.

O IPTU é uma receita de livre aplicação. Significa que os valores podem ser investidos em todas as áreas e não apenas num segmento. Com ele, a Prefeitura banca serviços como coleta do lixo, iluminação pública, obras e manutenção de ruas e estradas. O pagamento é essencial para que o Município possa crescer com qualidade de vida para os moradores.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here