Parque Centenário de Montenegro volta a ser liberado para a prática de atividades físicas - Crédito: Prefeitura
Na última semana, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul emitiu decreto que promove uma série de mudanças nos protocolos de bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado. O regramento também vale para Montenegro, que está estudando as aplicações junto ao Gabinete de Crise (GC), criado pela Prefeitura Municipal em parceria com diversas entidades locais.
Dentre as mudanças, estão as regras adotadas para uso de espaços públicos como praças e parques. As praças, por exemplo, poderão ficar abertas só para passagem de pedestres, ainda proibida a permanência de pessoas nestes locais. De acordo com o coordenador do GC de combate à Covid-19, Fabrício Coitinho, o grupo ainda está estudando a recolocação dos bancos nos espaços. Já os Parques, como é o caso do Centenário, poderão ficar abertos apenas para a prática de atividades físicas. “É importante que as pessoas tenham noção de que essa liberação não significa que serão aceitas aglomerações nestes locais”, enfatiza, destacando que a fiscalização, coibindo essas ações, continuará.
Museus também poderão atuar de acordo com o novo regramento. Serão aceitos visitantes respeitando o máximo de 25% da capacidade do prédio, em grupos de seis pessoas, com agendamento. Já dentro dos condomínios, está liberado o uso de áreas de lazer para crianças em locais abertos. Salões de festa e áreas fechadas seguem sendo proibidas. Também foi dada autorização de atendimento presencial em restaurantes, lancherias, cafeterias e similares até as 22h (e saída dos clientes até as 23h) aos finais de semana e feriados.
De acordo com o coordenador do GC, o regramento é definido pelo Estado e precisa ser cumprido pelos municípios. “Mesmo com a flexibilização, é preciso tomar todos os cuidados, respeitando os protocolos sanitários e de distanciamento, senão todo o trabalho terá sido em vão”, ressalta Fabrício.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here