Com a cobrança, motoristas passaram a procurar outras ruas em que não é cobrado estacionamento, sobrando mais vagas no centro - Crédito: ACOM/Prefeitura

Na manhã de ontem, segunda-feira, dia 17, foi retomada a cobrança do estacionamento rotativo nas ruas do centro de Montenegro. O serviço estava suspenso desde agosto do ano passado por ordem judicial.

Conforme a Prefeitura, o reinício foi bastante tranqüilo. E chamou a atenção de estacionamento no centro. Muitos motoristas passaram a estacionar em ruas aonde não é feita a cobrança. Uma das novidades é a tolerância de 10 minutos por dia para cada placa. A partir de então, o tempo para cobrança efetivamente começa. A cobrança ocorre somente para automóveis, no horário das 9h às 18h, entre segunda e sexta-feira, além das manhãs de sábados entre 8h e meio-dia. A tarifa é de 1 real para cada meia hora e 2 reais por hora.

Ao todo, 15 monitores percorrem as ruas onde ocorre a cobrança, identificados com uniformes vermelhos com tons de azul escuro. Segundo os monitores, o dinheiro vivo foi a forma escolhida pela maioria que estacionou os veículos no primeiro dia. O autônomo José da Veiga pagou a tarifa sem reclamar. “É muito mais fácil para estacionar perto das lojas. E o valor também não está muito caro”, avalia José. A maioria dos comerciantes também elogia a volta do estacionamento rotativo. Maga Helena Oliveira da Silva percebeu a diferença rapidamente. “Melhorou já agora. Tem vagas na frente da loja, aqui na Ramiro Barcelos, isso facilita principalmente para quem não quer caminhar muito ou dias de chuva”, conta a comerciária. Mas nas redes sociais algumas pessoas também criticam a cobrança, alegando que já pagam impostos, como o IPVA.

Cobrança foi retomada na segunda-feira
Crédito: ACOM/Prefeitura

O limite para uso de cada vaga é de duas horas. Caso ultrapasse esse tempo, haverá a cobrança de R$ 20,00. Se esse valor não for pago, o Detran é avisado e o proprietário do veículo recebe uma multa de R$ 195,23 e perde 5 pontos na Carteira de Habilitação.  Além dos monitores, o pagamento das tarifas pode ser feito em parquímetros, estabelecimentos comerciais conveniados e pelo aplicativo. Motos estão isentas, desde que estacionadas nos locais determinados, onde existem 140 vagas em 14 bolsões.

A cobrança de estacionamento dos automóveis ocorre nos trechos centrais das ruas: Ramiro Barcelos, João Pessoa, Capitão Cruz, Santos Dumont, Osvaldo Aranha, Olavo Bilac, São João e José Luiz.

Dúvidas sobre as formas de compra de créditos, formas de pagamento e funcionamento do sistema podem ser esclarecidas no site www.estacionamentodigital.com.br/montenegro ou diretamente no escritório da empresa Serbet, situado na Rua João Pessoa, 1918, sala 14 – conjunto Santa Rita, no centro de Montenegro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here