Imposto pode ser conferido no site e na próxima semana inicia a entrega dos carnês nas casas - Crédito: Prefeitura

A Secretaria Municipal da Fazenda já disponibilizou, no site da Prefeitura de Montenegro, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2022. Os contribuintes que não têm acesso à internet, porém, não precisam ficar preocupados. A partir da próxima segunda-feira, os documentos chegarão também diretamente às casas, através do sistema Ecarta, dos Correios.

O prazo para pagamento em cota única termina dia 29 de abril, com desconto de 10% para quem está em dia com os cofres públicos e de 8% para quem tem pendências. No valor, estão incluídas também as taxas de serviços e a previsão de arrecadação para o exercício é de aproximadamente R$ 19 milhões. A expectativa do secretário Antônio Miguel Filla é que até a metade do valor entre imediatamente.

Em relação ao ano passado, o IPTU e as taxas não têm aumento real. O reajuste de 10,95% nos novos carnês corresponde apenas à inflação. Por imposição legal, os valores foram corrigidos pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) correspondente ao período de dezembro de 2020 e novembro de 2021.

Os contribuintes que optarem pelo parcelamento deverão fazer o primeiro pagamento em 10 de maio. Ao todo, serão oito “prestações” mensais, que irão até dezembro.

Facilitando a vida do contribuinte

Para garantir que o contribuinte não passe trabalho para ter o carnê do IPTU em mãos, a Administração Municipal está disponibilizando o acesso de várias formas:
– entrega domiciliar, pelo sistema Ecarta, dos Correios;
– pelo site www.montenegro.rs.gov.br, no selo IPTU 2022, no canto direito da tela, ou na aba Serviços, no topo. Nestes casos, é preciso ter o CPF do proprietário e o número de matrícula do imóvel;
– efetuando pedido para o e-mail [email protected];
– retirando diretamente na Diretoria de Receita, situada na sede da Prefeitura, na Rua João Pessoa, 1363.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here