Crédito: Divulgação
As más condições da pavimentação asfáltica em trecho da estrada municipal que liga Harmonia a Tupandi e a busca de apoio para a recuperação da via pautaram uma reunião virtual realizada na última quarta-feira com as participações do prefeito harmoniense, Ernani Forneck (PTB), do vice-prefeito Leozildo Rodrigues Lira (PSDB) e do secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella. A ação foi intermediada pelo deputado federal Lucas Redecker (PSDB).
Ainda que a via seja municipal, pela importância regional, a expectativa é de que a situação possa sensibilizar o Governo Estadual a investir na demanda. A estrada recebeu capa asfáltica em 2008, contudo, mesmo com reparos diversos, segue apresentando falhas em seu leito, ao longo de uma extensão de 2,6 quilômetros.
“A rota é utilizada, diariamente, para escoar a produção primária e industrial de Tupandi. Além disso, na mesma estrada, estão instaladas diversas empresas harmonienses, o que faz com a que região seja muito movimentada”, reforça Forneck. Leozildo Lira acrescenta que a Rota Turística Sabores e Saberes também está interligada ao traçado, uma vez que para chegar à sede da Cachaçaria Harmonie Schnaps, por exemplo, é preciso passar pela estrada em questão.
Segundo Juvir Costella, deverá ser lançado em maio, um programa que prevê a recuperação de pavimentações e calçamentos para vias urbanas de todo o Rio Grande do Sul. Segundo ele, esse projeto do Governo do Estado será liderado pela Secretaria Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios. “Quando esse for lançado, é importante que a prefeitura tenha o projeto para a execução da obra finalizado para participar do edital e estar em condições de receber os recursos”, destaca.
Outro pedido à Costella feito pela administração harmoniense foi relacionado à possibilidade de municipalização da ERS 124 até a região do Distrito Industrial, na localidade de Morro Santo Antônio. “Temos o interesse de construir uma ciclovia e calçadas nessa região e, por esse motivo, queremos municipalizar a área de cerca de um quilômetro’, explica o prefeito, que considerou a reunião positiva.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here