Brasil tem recorde de famílias endividadas: 81,6%

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que os brasileiros ficaram mais endividados no mês de maio. A proporção de famílias com dívidas subiu de 80,9% em abril para um novo recorde de 81,6% em maio, o quinto mês consecutivo de avanço. No mesmo período do ano passado esse percentual era de 78,2%.
O levantamento considera como dívidas as contas a vencer nas modalidades cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa. O índice de famílias inadimplentes avançou de 29,7% em abril para 29,9% em maio.
Conforme a CNC, o cartão de crédito permanece como a modalidade de dívida mais utilizada, mencionada por 84,6% das famílias endividadas. A preocupação é porque carrega justamente a taxa de juros mais elevada do mercado: 428,3% ao ano no crédito rotativo. E inadimplência entre as famílias que recebem até 3 salários mínimos cresceu 1,7 ponto porcentual em termos mensais, atingindo a marca de 38,6% em maio. A proporção de famílias que se consideram muito endividadas subiu para 17,0% no mês passado, maior nível desde junho de 2024.
As expectativas do mercado se voltam para o recém lançado Desenrola 2.0. O programa federal traz a expectativa de repetir a desaceleração de indicadores, observada na primeira versão do programa, em 2023.


0 Comentários