Entra em vigor regra do PIX para devolver valores de golpes

Entraram em vigor as novas regras do Banco Central visando aprimorar o mecanismo de segurança do PIX. As medidas buscam ampliar as possibilidades de devolução de valores em casos de golpes, fraudes e coerção. Com as novas regras, o sistema de devolução do PIX vai rastrear com mais precisão o caminho do dinheiro e permitir que valores desviados sejam recuperados mesmo depois de deixarem a conta original do golpista.

Conforme o Banco Central, a identificação vai ser compartilhada com os envolvidos nas transações e permitirá a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação. Com isso, deverá ampliar a identificação de contas usadas em fraudes, reduzindo os golpes.

Desde outubro os bancos e instituições financeiras já disponibilizam, através de aplicativo, a possibilidade de que uma transação possa ser contestada. Através desse canal o usuário pode pedir a devolução dos valores extraídos de forma fraudulenta. O autoatendimento do mecanismo de devolução (MED) vai agilizar o processo de contestação, aumentando as chances de ainda haver recursos na conta do golpista para viabilizar a devolução para a vítima.

0 Comentários

Deixe um Comentário

4 × 4 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password