Sobre paz, respeito e inclusão em Brochier

Oscar Bessi

No último dia 10 de setembro, pude viver a grata experiência de uma imersão num oceano de energias e sentimentos bons, na charmosíssima cidade de Brochier, aqui no nosso Vale do Caí. A convite da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e de Saúde, pude oferecer um circuito de palestras para estudantes dos três turnos: manhã, tarde e noite. Foram mais de 350 estudantes presentes, durante todo o dia, no espaço amplo e agradável da Câmara de Vereadores, que gentilmente ajustou até mesmo a rotina da sua sessão semanal para proporcionar esta série de encontros fantásticos. Estiveram presentes alunos das séries finais do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio e alunos do EJA. Diferentes idades e realidades, mas todos unidos pelo interesse em buscar qualidade de vida para si e para os seus. A iniciativa integrou as ações do Setembro Amarelo, um problema que coloca o Rio Grande do Sul num triste topo do ranking nacional de suicídios – e com especial destaque, infelizmente, para a região dos vales – no Programa Saúde na escola (PSE).

A incansável Secretária de Educação, Cristiane Scherer, além de uma anfitriã criteriosa, objetiva e acolhedora, organizou cada detalhe do evento pensando na relevância dos temas a serem abordados, na oportunidade de promover o encontro da experiência com a juventude, pensou em cada detalhe de todas as partes envolvidas: do palestrante à plateia. Compareceram autoridades municipais, vereadores e o carismático gerente local do Sicredi, Deives Lermen, que, com sua participação permeada de conhecimento e oratória contagiante, tornou o encontro da noite ainda mais rico e construtivo. E era uma noite especial: a Câmara de Veradores havia aprovado, instantes antes, o projeto do vereador Reinehr criando a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Alcoolismo e outras drogas. Inspirado em suas vitórias e superações pessoais, hoje o edil, com o qual tive o prazer de conversar bastante sobre o tema, transforma sua experiência em fonte de conhecimento e alerta para os jovens de hoje. E vamos combinar: a realidade atual mostra que estes problemas estão cada vez mais alastrados na nossa sociedade. E nossos filhos estão aí, como alvos fáceis de dias sem profundidade nas relações e mentiras padronizando consumos nocivos como se eles fossem robôs rumo ao desmanche.

Falamos sobre paz, falamos sobre inclusão, falamos sobre a necessidade de respeito a si e ao outro. Contamos histórias, rimos, refletimos, nos emocionamos. Foi lindo ver a galera participar com entusiasmo, sem medo de falar sobre temas sensíveis, sobre coisas que os inquietam. Foi fantástico ver a receptividade positiva, o impacto bacana das participações junto aos professores, que diariamente batalham, de forma heroica, por dias melhores para toda esta gurizada. As mensagens de pais empolgados com as falas positivas e entusiasmadas de alunos ao chegar em casa, por terem gostado demais dos encontros. Foi bom falar de vida real, das coisas que vi como policial e que lamentei tanto, tantas vezes, por acabarem com a vida de quem mal teve chance de viver. Não foi a primeira vez – e muito menos será a última – que Brochier promoveu este tipo de encontro. Eu mesmo, há alguns anos, a convite da mesma Cristiane Scherer, percorri um circuito de palestras nas escolas locais. É maravilhoso ver quando o poder público arregaça as mangas por um futuro melhor aos seus cidadãos. É a esperança quem suspira feliz e agradece.

0 Comentários

Deixe um Comentário

15 − 6 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password