Alerta para golpes pela plataforma Gov.br
A Polícia investiga uma organização criminosa acusada de invadir contas de usuários da plataforma Gov.br para fazer empréstimos e procurações com os dados das vítimas. No aplicativo, é possível acessar documentos como a carteira de identidade digital, carteira de trabalho e carteira de habilitação.
No Rio Grande do Sul, uma moradora de Novo Hamburgo quase teve um prejuízo de 130 mil reais, mas por sorte o gerente do banco desconfiou da movimentação na conta e bloqueou. Em outro caso, um morador de Canoas quase perdeu o seu automóvel. Os casos de tentativa de estelionato foram destaque no programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo.
Além de empréstimos em bancos e negociações de veículos, os golpistas estariam realizando golpes por contas do INSS e desbloqueio de carros. Para evitar fraudes, especialistas em segurança cibernética reforçam a importância de sempre ativar todos os fatores de autenticação. Com elas, todos que precisarem acessar a conta do Gov.br a partir de outro dispositivo vão precisar da autorização do dono da conta. Outra orientação é para as pessoas não aceitarem ajuda de terceiros para recuperar a senha do Gov.br. E em caso de suspeita de fraude, entrar em contato com a Polícia.
0 Comentários