Estação da Cultura tem Exposição de fotos infravermelhas de pontos históricos de Montenegro e região
Desde 3 de setembro acontece a Exposição Fotográfica Reminiscências, de Joice Kreiss, no Museu de Arte de Montenegro, situado na Estação da Cultura (antiga estação férrea). A exposição vai até 30 de setembro e tem a curadoria de Marcos Monteiro.
As fotos foram captadas com a técnica de infravermelho e são de pontos históricos e ruínas de Montenegro e Vale do Caí. Neste domingo de tarde, dia 8, a exposição está aberta das 14h até 17h, quando também ocorre o tradicional Brique da Estação. Já nos dias de semana, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
A mesma exposição irá para o Espaço Lenir Heinen, no prédio das Varas do Trabalho do TRT4, de Porto Alegre, a partir de 4 de novembro.
Durante o período da pandemia de 2020 a 2021, a fotógrafa Joice Kreiss, residente em Montenegro, dedicou-se a explorar a Fotografia Infravermelha, saindo da convencional para descobrir um mundo diferenciado e imprevisível. Com as interações pessoais desaconselhadas nessa época, aproveitou os finais de semana para se aventurar nas estradas do interior de Montenegro e do Vale do Caí, buscando lugares marcantes. Nessas jornadas, encontrou casinhas pitorescas e ruínas encantadoras que compõem nosso imaginário histórico. “Para capturar boas fotos infravermelhas é necessário muito calor, pois as plantas, em plena fotossíntese, adquirem um aspecto esbranquiçado que se destaca na imagem, criando um efeito que foge do natural. As fotos apresentadas na exposição foram obtidas com filtros infravermelhos especializados, que captam apenas determinadas frequências de luz”, explica Joice, que se dedica ao estudo da fotografia desde 2018, participando de exposições, concursos nacionais e internacionais, sempre com a intenção de traduzir emoções e sensações pessoais por meio de suas imagens captadas. Seu trabalho também pode ser conferido no instagram @kreiss411.
0 Comentários