Rio volta a subir e se aproxima da cota de inundação em São Sebastião do Caí
|
07:00 (há 12 minutos) | |||
|
Devido à chuva intensa de ontem, quinta-feira, dia 24, o rio Caí voltou a subir. Durante a madrugada de hoje, sexta-feira, entre meia-noite e 5h, subiu mais 76 centímetros, chegando a 9m56cm, conforme a régua da Defesa Civil de São Sebastião do Caí. Já na medição das 7h marcava 9m74cm. E com isso já se aproxima novamente da cota de inundação, que é de 10m50cm. A partir dos 11 metros o rio começa a alagar as primeiras residências.
O coordenador da Defesa Civil caiense, Enio dos Santos, lembra que os abrigos públicos do município ainda estão com muitos desabrigados das inundações de final de abril e início de maio. “O rio continua em elevação, mas em um ritmo mais lento. Passamos a noite monitorando o rio, para os caminhões prontos em caso de necessidade. Algumas famílias voltaram para as suas residências. Ainda não fizemos novas remoções, mas estamos acompanhando. Falta cerca de um metro para que o rio realmente comece a bloquear vias e entrar em residências”, relata.
Pela régua da CPRM, que monitora o rio Caí desde a região da Serra, em Nova Palmira (Caxias do Sul), ocorreu uma elevação de cerca de um metro, se encontrando em cota de alerta, com chuva acumulada de 34 milímetros nas últimas 24 horas.
Em Feliz, segundo a régua da CPRM, o rio subiu cerca de 1 metro e meio. Estava em 4m01cm às 6h da manhã de hoje, se aproximando da cota de inundação.
Risco de deslizamento
Outra preocupação é com o risco de deslizamentos. A Estrada da Vigia, próximo a entrada da estrada da Monjolo, foi interditada em ambos os sentidos, em São Sebastião do Caí, devido ao risco de deslizamentos.
Conforme os Bombeiros Voluntários Caienses, residências que estão em área de risco de deslizamentos no Bairro Vigia foram evacuadas. Todos os moradores das residências em risco foram orientados sobre as medidas de segurança. O alerta geral é para que as pessoas não fiquem em locais de risco.
0 Comentários