A projeção da CPRM, que monitora a bacia hidrográfica do rio Caí, é de que o nível do rio supere os 16 metros por volta de 3 horas da madrugada desta quarta-feira, 1º de maio. Essa é a marca histórica da enchente de novembro passado, que foi a maior da história até então e causou enormes prejuízos. A CPRM projeta 16m22cm às 3h. Em Montenegro, no mesmo horário, o rio deverá estar em torno de 8 metros, um abaixo da grande enchente de 2023, mas ainda devendo subir mais. O problema é justamente esse. Como segue chovendo e tem a previsão de mais instabilidade, principalmente na quinta-feira, não se tem uma projeção de até quanto vai subir.
A régua da CPRM marcava 14m90cm às 20h no Caí, tendo subido 21 centímetros na última hora. Já a régua física da Defesa Civil do Caí, às 20h30 registrava 15m20cm. Já é uma enchente muito grande. Desabrigados que se encontravam no ginásio do Rio Branco tiveram de ser encaminhados para o salão paroquial da igreja Luterana São Jacó, da Conceição. Isso em função do risco de inundação também no Rio Branco. Também foram levadas famílias para o Salão Paroquial da Conceição e para a Associação de Moradores do bairro Quilombo, além das que foram removidas para casas de parentes e amigos. Em vídeo, o prefeito Júlio Campani pediu a ajuda de todos, para erguerem seus móveis e buscarem um abrigo. “Vamos receber o apoio do Exército e dos Bombeiros Militares. Nossos Bombeiros Voluntários também estão atuando nos resgates através das embarcações. Não estamos dando conta de tanta demanda”, ressalta.
O prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, também projeta uma enchente de grandes proporções, que poderá ser maior que a de novembro, quando atingiu 9 metros no município. “A chuva não deve parar nos próximos dias e deve aumentar ainda mais”, alerta, informando que os eventos comemorativos aos 151 anos do município, que estavam programados para o próximo final de semana, foram adiados. “Nesse momento não temos a possibilidade de fazer festa. A realidade é para ajudar as pessoas que estão em áreas alagadiças”, informa. Em Montenegro a régua da CPRM marcava 7m62cm às 20h30 desta terça-feira, com um acumulado de chuva de 121 milímetros nas últimas 24 horas e 275 milímetros em 120 horas.
Em vários municípios da região, devido ao transbordamento do rio e arroios, também são muitos os prejuízos, incluindo estradas, ruas e rodovias interditadas. Também deslizamentos e quedas de barreiras, inclusive com pessoas desaparecidas.