Começa a enchente no Caí e 28 famílias são removidas
A chuva não deu trégua durante a noite e continua na manhã desta terça-feira. Com isso o nível do rio Caí segue subindo em toda a região, assim como os arroios, que são seus afluentes.
Em São Sebastião do Caí o rio subiu quase 6 metros desde a tarde de ontem e no início desta manhã, às 6h, a régua da CPRM marcava 11m14cm, já dentro da cota de inundação que é de 10m50cm. Já a régua física da Defesa Civil do Caí marcava 11m60cm às 6h, com o rio subindo uma média de 25 centímetros por hora. A remoção de famílias das áreas de risco já iniciou durante a noite e madrugada, principalmente nos bairros Navegantes, Quilombo, Vila Rica, Várzea e Rio Branco, que costumam ser atingidos pelas cheias. A preocupação é com relação ao risco de uma grande enchente, já que a previsão é de mais chuva ao longo da semana. Por isso a solicitação, inclusive em carro de som passando pelas ruas, é para não deixar para a última hora, com os moradores já reunindo seus pertences para agilizar o processo de remoção. No ano passado o Vale do Caí foi atingido por dez enchentes entre junho e novembro, sendo a última delas a maior da história na região, causando muitos prejuízos. Em caso de urgência deve ser mantido contato com a Defesa Civil.
Alguns moradores aguardavam por remoção no início da manhã de hoje. “Estamos com água pela cintura”, disse Sílvia, moradora do bairro Navegantes, próximo da esquina das ruas São Lourenço e Aquidaban, informando para a reportagem que quatro famílias estavam pedindo para serem retiradas. Conforme a Defesa Civil do Caí, até o início desta manhã 28 famílias tinham sido removidas, sendo 55 adultos e 36 crianças, a maioria levados para o ginásio do Rio Branco ou para a casa de parentes.
Em Montenegro o nível do rio está chegando na cota de inundação, que é a partir dos 6 metros na régua da CPRM. Às 6h30 da manhã de hoje a régua marcava 5m97cm, deixando a Defesa Civil em alerta e já de prontidão para o início de remoções de famílias das áreas ribeirinhas. O volume de chuva nas últimas 24 horas foi de 111,4 milímetros, com acumulado de 194,2 milímetros em 120 horas.
Além do rio Caí, muitos arroios também transbordaram e causaram prejuízos e transtornos. E na Serra o rio também voltou a subir. A régua da CPRM em Nova Palmira (Caxias do Sul) registra uma elevação de cerca de 5 metros desde ontem, estando em 5m70cm às 6h45 da manhã de hoje, dentro da cota de inundação.
Algumas rodovias e ruas estão com interrupções devido aos alagamentos e queda de barreiras. Ontem de noite já tinha estreitamento de pista no km 38 da ERS-122 em São Vendelino, no sentido Vale do Caí/Serra, por causa da queda de uma árvore. Também na ERS-452, na altura do Arroio do Ouro, em Vale Real, trecho em meia pista devido a deslizamento. Aulas também estão sendo suspensas em algumas escolas da região devido as dificuldades de acesso.
0 Comentários