Hospital Schlatter realiza 85 cirurgias de catarata
Uma parceria entre a Secretaria de Saúde da Feliz e o Hospital Schlatter promoveu um mutirão de procedimentos de cataratas. Nesta etapa, iniciada em agosto, foram realizadas 85 cirurgias em pacientes do SUS, com um investimento total de R$ 148,3 mil neste ano de 2023. As cirurgias são realizadas pela oftalmologista, Juliana Moro, e sua equipe, no hospital felizense.
De acordo com a equipe da Secretaria da Saúde, os mutirões de cataratas existem há anos, mas, anteriormente, a demanda era menor. A contratação de procedimentos extras busca atender o crescimento no número de casos. Esta ação foi possível a partir de uma reorganização da pasta, na forma de administrar os recursos, direcionando valores remanescentes de outros projetos contratualizados pela Associação de Saúde de Feliz (ASAF) para a realização de procedimentos cirúrgicos.
Para fazer o procedimento, é realizado um mapeamento, feito em ordem cronológica, e também de acordo com a avaliação médica descrita nos laudos cirúrgicos. Além disso, a cirurgia conta com um benefício muito importante: o fato de poder ser realizado dentro da própria cidade, no Hospital Schlatter, sem necessidade de deslocamento do paciente.
“A realização da cirurgia nos pacientes, traz uma grande satisfação para toda equipe do Hospital, pois são pessoas da nossa comunidade que voltam a ver a vida com mais qualidade. Temos certeza que esta parceria entre município e Hospital, permitiu conceder o benefício de uma visão com qualidade. Todos os pacientes são especiais nesse dia, e ver a felicidade das pessoas sobre a perspectiva de voltar a enxergar é muito gratificante”, declara Renata Herzer Ludwig, diretora administrativa do Hospital Schlatter.
Segundo a secretária de saúde, Caroline Mortari, todo esforço realizado para viabilizar as cirurgias valem a pena quando se vê a felicidade das pessoas. “O nosso objetivo é ofertar o melhor em saúde para as pessoas. Todos os dias buscamos formas de promover o melhor a nossa população”, destacou, Caroline.
Felicidade de quem pode ver a vida de outra forma.
Para Doroti Gutheil Ludwig, dona de casa, realizar a cirurgia das cataratas possibilitou enxergar a vida de outra forma. Moradora do Roncador, ela aguardava a cirurgia desde o final de 2022, e realizava consultas em Farroupilha de forma semestral.
“Eu não perdia nenhuma consulta. Quando era agendada, sempre comparecia”, conta ela, que tinha dificuldades para enxergar de perto, e por isso usava óculos. No dia 1º de setembro, ela realizou o procedimento no Schlatter.
Enquanto que os pais de Doroti tiveram que fazer a mesma cirurgia em Porto Alegre, ela foi favorecida pela realização do procedimento dentro da própria cidade. “Achei até que tivesse que ir para Farroupilha fazer, mas é melhor poder realizar o procedimento aqui na cidade. Estou perto de casa, é mais rápido, podemos ir e voltar com algum familiar, porque a distância é curta. Tudo isso facilita muito. Fui de manhã para o hospital e de tarde já pude estar em casa”, relata.
Ela ainda deu elogios para toda a equipe do hospital, que a recebeu de forma acolhedora. “A equipe que me atendeu foi ótima. Agora, eu enxergo melhor a cada dia”, relata ela, que destaca a segurança e qualidade do atendimento da equipe do hospital.
Para ela, a ideia do mutirão é muito importante, por ajudar muitas pessoas que precisam do procedimento. “Lembro que, quando minha mãe e meu pai tiveram que fazer a cirurgia, levaram muito tempo para conseguir realizá-la. No meu caso, foi bem rápido”, destaca. Perguntada sobre o que mudou desde a realização da cirurgia, ela comemora. “Consegui abotoar uma camisa do meu marido e colocar a linha na agulha sem precisar dos óculos. Daí eu fiquei bem feliz”, relata Doroti.
0 Comentários