Mais de 200 cursilhistas se reúnem para assembleia diocesana

Encontro ocorreu em São José do Hortêncio - Crédito: Diocese
Celebrando 20 anos de atuação na Diocese de Montenegro, integrantes do Movimento de Cursilhos de Cristandade – MCC estiveram em assembleia anual na Paróquia São José, em São José do Hortêncio, no domingo (06/04). Com a participação de mais de 200 pessoas, foram eleitos os novos coordenadores do MCC na Diocese. Ricardo Bergmann, da Paróquia São José, de Pareci Novo, assume como coordenador, ao lado de Lisiano José Lampert. Para Ricardo, estar à frente deste posto é uma responsabilidade enorme.  “Com apoio de todo o movimento e dos demais setores da Diocese, temos como objetivo fortalecer o MCC em todas as paróquias. Com isso, esperamos poder levar a mais pessoas a experiência que nós fizemos lá em 2005”, destaca.
Este domingo de celebração de duas décadas de atuação do MCC, também foi dedicado à memória daqueles que tanto já serviram através do movimento, como o casal Omar e Ivete Lima. Ambos receberam uma placa em homenagem aos 46 anos de Cursilho. O padre José Inácio Steffen, pároco da São José, de Pareci Novo, que segue como assessor eclesiástico do grupo, recorda que os casais tinham que fazer o retiro ainda na Arquidiocese de Porto Alegre. Ou até em outro lugar, como Omar e Ivete, que fizeram seu retiro em Novo Hamburgo. “Até que de uma conversa surgiu a ideia de trazermos o MCC para Montenegro. Estes primeiros casais foram muito importantes para o movimento aqui”, completou.
Ricardo e sua esposa Salete estavam justamente neste primeiro grupo que fez o retiro do Cursilho em Montenegro. “Ainda me lembro que éramos o Vicariato de Montenegro e não Diocese”, recorda o novo coordenador. “Nosso movimento é voltado para aquelas pessoas que buscam respostas. E, com o nosso carisma próprio de atuarmos nos meios em que estamos inseridos, buscamos também mudar estas pessoas que nos cercam”, completa Ricardo.
Peregrinos de Esperança
O Cursilho trabalha com vários aspectos da vida cristã e também é muito reconhecido pelas formações de qualidade que oferece. No domingo, o tema da formação foi alinhado com o Ano Jubilar, “Peregrinos de Esperança no Amor em busca da Dignidade Humana”. Quem abordou o tema foi Pe. Francisco Luiz Bianchin, assessor Eclesiástico Nacional do MCC, além do novo coordenador Ricardo e Eduardo Flores, que deixou a coordenação diocesana do movimento. “Estamos em um ano Jubilar, comemorando 20 anos do MCC na Diocese em plena Quaresma. Isto é uma Graça de Deus com tantas coisas maravilhosas na mesma época”, pontua Eduardo.
Tanto Ricardo como Eduardo observam que o cursilho é uma caminho para uma redescoberta do ser cristão. “Para nós cursilhistas, peregrinos de Esperança, essa assembleia foi uma parada para arrumar as nossas mochilas, tomar uma água e seguir novamente em nossa jornada atendendo o chamado de Deus com muito amor na nossa missão de evangelizar ambientes e catequizar pessoas através dos nossos retiros”, completa Eduardo.
A assembleia diocesana do MCC encerrou com uma missa celebrada pelo bispo Diocesano Dom Carlos Rômulo e concelebrada pelo Pe. Inácio. Neste 20 anos, foram 33 retiros realizados e mais de 2 mil pessoas já passaram pelo MCC.
Confira o depoimento de Ivete Lima
“O Omar e eu participamos do retiro do Cursilho em outubro de 1979, portanto há 45 anos. Naquela época, o Cursilho iniciava na quinta-feira à noitinha e terminava no domingo. Foi um momento muito lindo que nos proporcionou uma forte reflexão sobre a nossa vida. Foi ali, no Cursilho, que começamos a conhecer melhor a nossa Igreja e a refletir sobre o nosso papel de “cristãos comprometidos”.
Nestes 45 anos de vivência sempre participamos com alegria das reuniões do nosso grupo, pois foram, e ainda são, momentos de crescimento na nossa vida pessoal e em comunidade. Aliás, podemos dizer que o GRUPO é a nossa segunda família.
Sempre que podemos, contribuimos para o fortalecimento e crescimento deste Movimento, que traz luz a nossa caminhada rumo ao Pai.
Omar e eu fomos homenageados pelo desempenho na implantação do Cursilho e durante toda a sua caminhada. Isto nos deixou felizes e emocionados. Sempre procuramos zelar pela fidelidade ao Movimento e colocar amor em tudo o que fizemos”.
O que é o MCC?
O Movimento de Cursilhos de Cristandade – MCC surgiu na Espanha na década de 1940, sendo criado pela Juventude da Ação Católica Espanhola da Diocese de Palma de Maiorca. De lá para cá, vem se espalhando pelo mundo e chegou ao Brasil, depois ao Rio Grande do Sul. Na Diocese de Montenegro, o movimento está presente em cerca de dez paróquias.
O Cursilho é destinado a todas as pessoas que têm interesse, casais, jovens, solteiros, viúvos e casais em segunda união. O ingresso se dá através de retiros, que na Diocese ocorrem em maio e depois em setembro, femininos e masculinos. Já em julho, ocorre o retiro jovem. Depois de ingressarem, ocorrem encontros semanais em pequenos grupos.
Quem é a nova coordenação do MCC?
Coordenador: Ricardo Bergmann
Vice-coordenador: Lisiano José Lampert
Tesoureiro: Elton Gracia Flores
Vice-tesoureiro: Luiz Gabriel Paes
Secretária: Andréia Angela Schneiders
Vice-secretária: Sônia Beatriz Fagundes
Fonte: Diocese de Montenegro
Encontro ocorreu em São José do Hortêncio
– Crédito: Diocese

0 Comentários

Deixe um Comentário

5 × 1 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password