Desde cedo da manhã tapetes coloridos são confeccionados pelos fieis em diversas cidades, como no centro de Montenegro (foto) -Crédito: Guilherme Baptista/FN

Depois de dois anos sem celebrações presenciais em razão da pandemia, no feriado desta quinta-feira, 16 de junho, o Corpus Christi volta a ter seus tradicionais tapetes coloridos, por onde vão passar as procissões.

Tapetes coloridos são tradicionais no Corpus Christi
– Arquivo/FN

Em várias cidades da região as celebrações estão confirmadas para hoje. E desde cedo, mesmo com o frio do início da manhã, os movimentos da igreja católica confeccionam os tapetes com serragem, flores, erva e outros ornamentos, formando figuras cristãs. “Nos dois últimos anos não tínhamos a possibilidade de realizar as bonitas procissões. Agora vamos poder realizar, em nossas paróquias, a festa da eucaristia, nas ruas, com os tapetes feitos com carinho para acolher a procissão do santíssimo sacramento”, comemora o bispo Dom Carlos Rômulo, que celebra a missa na Catedral de Montenegro às 9 horas, seguida de procissão pelo centro sobre os tapetes coloridos. “É com muita alegria que celebramos Corpus Christi, trazendo a bênção e paz para todo o povo”, completa. Também na Timbaúva terá missa às 9 horas seguida de procissão nos tapetes coloridos. Em razão da confecção dos tapetes, terão modificações no trânsito do centro e Timbaúva desde as primeiras horas da manhã.

Após dois anos, tapetes coloridos retornam para passagem das procissões como em Montenegro
– Crédito: Guilherme Baptista/FN
Crédito: Ana Paula Maia

Em São Sebastião do Caí também terão missas, tapetes e procissões no feriado de hoje. Às 9h da manhã terá missa Santa Teresinha, seguida de procissão. Já às 10h da manhã missa na igreja Matriz, seguida de procissão e almoço comunitário, sendo servida galinhada no ginásio da Paróquia no valor de 25 reais, com cartões à venda na secretaria paroquial.

No Caí os fieis também confeccionaram os tapetes coloridos
– Crédito: Prefeitura

Já em Bom Princípio também terão missas às 9h da manhã na igreja Matriz, Santa Teresinha e Nova Colúmbia, seguidas de procissão e arrecadação de alimentos não perecíveis.

Em outras cidades da região também estão previstas as celebrações. A expectativa é de que o tempo colabore para que os fiéis possam confeccionar os tapetes e participar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here