Jornalista que mora no Pareci se emociona ao lembrar das fotos e histórias que registrou de Pelé

A reportagem do Fato Novo conversou com o renomado fotógrafo e jornalista Lemyr Martins, que aos 86 anos mora com a esposa num sítio em Pareci Novo, após uma carreira de 65 anos em que teve a oportunidade de conviver de perto com Pelé. Lemyr se emocionou ao falar sobre sua admiração pelo Rei do Futebol, que faleceu ontem, quinta-feira, aos 82 anos.

Após cobrir as despedidas de Pelé, seis Copas do Mundo e 317 Corridas de Fórmula 1, fotógrafo mora em sítio no Pareci e lembra muitas histórias do Rei do futebol que faleceu ontem
– Crédito: Daniel Fuchs Klein/FN

Lemyr foi o único jornalista que esteve em todas as despedidas de Pelé, tanto pela Seleção Brasileira no Maracanã como pelo Santos na Vila Belmiro e também pelo Cosmos nos Estados Unidos. Cobriu seis Copas do Mundo e registrou fotografias que estão entre as mais publicadas no mundo, como a do soco no ar de Pelé comemorando um gol na estreia na Copa de 1970 no México, a qual foi considerada a “Foto do Século”. Lemyr também foi o único jornalista estrangeiro presente no milésimo gol de Pelé, ocorrido no Suriname em 1971. Outra foto mostra Lemyr entrevistando Pelé e Garrincha. Aliás, quando das homenagens pelos seus 80 anos, Pelé escreveu que foi acompanhado por Lemyr desde o seu nascimento, como seu fosse um implacável marcador, quando o jornalista trabalhava na Placar, a mais famosa revista esportiva.

Lemyr registrou fotos de Pelé que estão entre as mais publicadas no mundo
Crédito: Placar

O jornalista catarinense, que também trabalhou para o então governador Leonel Brizola na época da Legalidade e grandes veículos de comunicação, inclusive cobrindo mais de trezentas corridas de Fórmula 1 pelo mundo, não esconde a sua admiração por Pelé. “Ele era sensacional”, resume, lembrando que acompanhou excursões do Santos e da Seleção Brasileira. “Nunca se negou a atender a gente. Ele é eterno, uma lenda e mito”, completa Lemyr, que ainda pretende lançar um novo livro, com fotos de Pelé em várias situações. “São imagens que valem por mais de mil palavras”, conclui.

Lemyr Martins lembrou dos tempos que entrevistava Pelé e Garrincha (foto), entre outros jogadores, pilotos e políticos
– Crédito: Placar
Declaração de Pelé, na revista Placar, sobre o jornalista Lemyr Martins
– Reprodução/FN

A despedida de Pelé

Edson Arantes do Nascimento estava internado faz cerca de trinta dias e não resistiu às complicações decorrentes de um câncer de cólon.

O falecimento de Pelé está causando enorme repercussão não só no Brasil, mas em todo o mundo.  Natural  do município de Três Corações, no interior de Minas Gerais, ele se consagrou jogando pelo Santos e pela Seleção Brasileira, onde conquistou inúmeros títulos, entre eles três Copas do Mundo em 1958 quando tinha apenas 17 anos, mais em 1962 e a última em 1970. O quadro de saúde de Pelé vinha se agravando nos últimos tempos. Inclusive durante a Copa do Mundo do Catar foram várias as manifestações na torcida pela sua recuperação. O velório está previsto para iniciar somente na segunda-feira no gramado da Vila Belmiro, o estádio do Santos em São Paulo, como era o desejo de Pelé. O sepultamento deve acontecer no dia seguinte, terça-feira, também em Santos.

0 Comentários

Deixe um Comentário

treze + três =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página