Tenente-coronel Azevedo é o novo comandante da Brigada Militar no Vale do Caí
O tenente-coronel Ailton Pereira Azevedo, de 51 anos, assumiu no final de abril como comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO), substituindo o tenente-coronel Paulo Rogério dos Santos Alberti, que em março foi para a reserva. Desde então quem estava no comando do CRPO era o tenente-coronel Oberdan do Amaral Silva, o qual agora retornou ao comando do 5º BPM, tendo como subcomandante o capitão Pedro Falcão Borba Neto de Oliveira.
Com 32 anos de carreira militar, o novo comandante lembra que nasceu no Hospital da Brigada em Santa Maria, tendo atuado em outras regiões, como em batalhões de Porto Alegre, Vale do Rio Pardo, Pelotas e Gravataí. Atuou por 15 anos no Departamento de Ensino da BM na capital e por último em Três Passos, na região da fronteira.
A cerimônia de transmissão de cargo ainda deve ser marcada, assim que a região voltar à normalidade devido às enchentes. O novo comandante ressalta que o objetivo é manter a região com um dos menores índices de violência do Estado, inclusive com ações para reduzir ainda mais a criminalidade. “Venho com a missão de auxiliar a comunidade, proporcionando o sentimento de sensação de segurança para as pessoas. E que possamos atender a região da melhor forma possível”, ressalta.
Com sede em Montenegro, o CRPO Vale do Caí abrange 19 municípios da região. O tenente-coronel Azevedo assumiu o comando do CRPO Vale do Caí quando a região sofreu a maior catástrofe de sua história, com as enchentes causando prejuízos em diversos municípios. Instalações da Brigada Militar também foram atingidas pelas cheias na região. Foi o caso da EsFES, em Montenegro, onde 134 alunos-soldados estão em curso e tiveram que deixar a escola da Brigada Militar, sendo transferidos para as instalações do próprio CRPO, no bairro São João. E o quartel do 27º BPM, com sede em São Sebastião do Caí e que abrange dez municípios, o qual teve perda total com a enchente, tendo sido transferido provisoriamente para o Parque Centenário e futuramente deverá se mudar para um imóvel alugado. “Passaremos por alguns realinhamentos institucionais por conta do que está acontecendo no Estado”, ressalta o novo comandante. Ele diz que a sede do 27º BPM, em São Sebastião do Caí, deverá estar em novo local em questão de trinta dias. E depois a ideia é construir um prédio próprio pelo Governo do Estado.
0 Comentários