Soldado que prendeu assaltantes em ótica destaca a importância do treinamento

Bandidos foram rendidos por PM à paisana que estava de folga - Crédito: Reprodução

O soldado de 36 anos que prendeu dois assaltantes que roubavam uma ótica no centro de São Sebastião do Caí na manhã de terça-feira, dia 8, destacou a importância do treinamento que recebeu para enfrentar esse tipo de situação. Por volta de 8h37, ele estava de folga, à paisana, fazendo compras em uma loja, quando viu um automóvel Ford Fiesta estacionar na frente da Ótica Simone e do interior descerem dois indivíduos. Um deles foi diretamente ao caixa do estabelecimento e o outro, de capacete azul, abordou de forma agressiva a proprietária, que estava varrendo o local, agarrando-a pelo braço e a empurrando para dentro. Isso chamou a atenção do PM. “Trabalho num pelotão da Força Tática. Treinamos toda semana para estarmos sempre prontos para quando precisar agir”, frisa. Com quase 9 anos de Brigada Militar, lembra que ao perceber o assalto, com os dois criminosos sacando armas solicitou apoio ao Batalhão do 27º BPM, mas os bandidos começaram a sair antes da chegada da viatura. E aí teve que intervir, se identificando como policial e dando voz de prisão. A dupla se deitou ao chão, sendo imobilizada pelo soldado, com o apoio de seguranças da empresa Raetec, os quais forneceram algemas. Em seguida também chegaram policiais civis e a guarnição da Brigada Militar. Com os assaltantes foram apreendidas armas de calibre .38 e 357.

A proprietária, seu filho e uma funcionária, que tinham sido rendidos e colocados em uma sala da ótica, não sofreram ferimentos, mas estavam bastante abalados. Eles foram obrigados a entregar um grande volume de joias, que um dos criminosos colocou em uma mochila. Foi verificado que o carro usado pelos ladrões tinha placas clonadas e tinha sido roubado em Alvorada. No interior do veículo ainda foram encontrados potes com miguelitos, que são pregos entrelaçados usados para furar pneus de viaturas durante a fuga. Os assaltantes são do Vale do Sinos e capital, com vários antecedentes criminais, entre os quais roubos, tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de arma, furto e outros delitos. Está sendo investigada a ligação deles com outros assaltos, já tendo sido reconhecidos como acusados de roubo a uma ótica e joalheria no centro de Montenegro no último dia 27 de maio. A dupla foi encaminhada para a Delegacia e recolhida ao sistema prisional.

Bandidos foram rendidos por PM à paisana que estava de folga – Crédito: Reprodução
Joias foram recuperadas, criminosos presos e armas apreendidas
– Crédito: BM

Comandantes ressaltam a capacidade técnica

O coronel Ailton Pereira Azevedo, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO Vale do Caí), ressalta a capacidade técnica e rapidez do soldado na ação, surpreendendo os meliantes. “Embora que em desvantagem numérica, conseguiu dominar a situação para poder prender os delinquentes”, elogia. “Temos todos os anos os treinamentos técnicos e táticos para ação policial em ambiente de conflito. Seja para as abordagens de pessoas com ou sem armas, em ambiente aberto ou fechado, entre outras circunstâncias específicas”, afirma.

Quanto ao treinamento, o coronel Azevedo cita que busca a capacitação e a melhoria da prestação do serviço. “A rapidez da resposta na ação é imprescindível para o bom resultado. Isso só se consegue com capacitação, orientação e treinamento adequado para a resposta e solução de conflitos”, conclui.

Já o comandante do 27º BPM, major Ricardo Machado da Silva, frisa que, apesar de todos sabermos que os Policiais Militares têm sempre o dever de agir, a atuação exemplar do Soldado, que mesmo em seu período de folga, demonstrou total compromisso com sua missão constitucional de proteger a sociedade mesmo com o risco da própria vida, ao intervir com coragem, agilidade e profissionalismo, sem dúvidas, merece destaque. “O policial, que estava próximo ao local no momento da ocorrência, percebeu a movimentação suspeita e, com base em seu tino policial e treinamento, decidiu agir. Com precisão, segurança e total respeito aos protocolos operacionais, ele conseguiu render os indivíduos armados e controlar a situação até a chegada das guarnições de serviço, evitando que os criminosos tivessem êxito e protegendo a vida de todos”, afirma.
“O Soldado está de parabéns não só pela retirada de circulação de duas armas de fogo, recuperação de um veículo roubado e pela preservação de elevado valor patrimonial das vítimas, mas também pela bravura, pelo discernimento e pela eficiência com que atuou. O militar será reconhecido internamente pela Brigada Militar com elogio formal em sua ficha funcional e representou, nessa ação, a qualidade profissional da equipe de excelência que tenho a honra de comandar junto à Brigada Militar em São Sebastião do Caí”, conclui.

A Ótica Simone, através de suas redes sociais, agradeceu a rápida atuação e profissionalismo da Brigada Militar, Polícia Civil e Raetec Segurança.

Confira o vídeo do assalto e prisão em

0 Comentários

Deixe um Comentário

18 − três =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Close