Rio passa dos 8 metros e 23 famílias já foram removidas no Caí

No início da manhã de quinta-feira o rio já deve estar em cerca de 12 metros no Caí, já com enchente - Crédito: Defesa Civil

A situação do rio Caí é preocupante. O rio subiu muito na região da Serra, devido ao grande volume de chuva desta quarta-feira. Pela régua da CPRM, que monitora a bacia hidrográfica do rio Caí, em Nova Palmira (Caxias do Sul) o rio subiu quase 5 metros desde a manhã de hoje e estava em 5m77cm nesta noite, às 22h45, já superando em mais de um metro a cota de inundação de 4m70. E o rio segue subindo, o que preocupa devido a previsão de mais chuva para quinta-feira.

Famílias do bairro Navegantes estão sendo levadas para o ginásio do Rio Branco
– Crédito: Defesa Civil

Em São Sebastião do Caí, o rio que estava em 4m12cm hoje pela manhã, na medição desta noite, às 23h, marcava 8m22cm, tendo subido mais de 4 metros e já entrando na cota de alerta. Pela projeção da CPRM, como está subindo mais de 50 centímetros por hora, deve atingir 11m77cm no início da manhã de quinta-feira, em torno de 7h, já com enchente. “Já começamos a remoção das primeiras famílias, mais ribeirinhas ao rio, que costumam serem as primeiras a ser atingidas. Retiramos até agora 23 famílias, que estão no ginásio do bairro Rio Branco. São todas do bairro Navegantes. Se continuar subindo vamos retirar mais famílias”, diz o coordenador da Defesa Civil caiense, Enio dos Santos. Aulas foram suspensas nas redes municipal e estadual.

Em Montenegro o rio está entrando em cota de alerta. Desde a manhã de hoje, pela régua da CPRM, um pouco mais de um metro estava em 3m87cm nesta noite às 22h30. A projeção da CPRM para Montenegro é de que o rio esteja em 5m43cm às 7h da manhã de quinta-feira, ainda abaixo da cota de inundação de 6 metros, mas seguirá subindo ao longo do dia. Nas últimas 24 horas o acumulado de chuva em Montenegro é de cerca de 62 milímetros. A Defesa Civil montenegrina já emitiu alerta de enchente.

Além do grande volume de chuva, existe a previsão de risco de raios, trovoadas e vento forte nesta quinta-feira, deixando a região ainda mais em alerta. Em caso de urgência deve se ligar para os Bombeiros no fone 193.

0 Comentários

Deixe um Comentário

2 + 19 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página