Quatro municípios da região têm índices ruins na transparência e governança pública

O Índice de Transparência e Governança Pública foi desenvolvido para ser uma ferramenta regular de avaliação da transparência dos Poderes subnacionais brasileiros. A cada atualização do índice, será possível comparar a evolução e estimular melhorias contínuas da transparência pública. O ITGP classifica os entes avaliados em formato de ranking e atribui notas entre 0 e 100 pontos. Quanto maior a nota, melhores os níveis de transparência.

O ITGB avalia a transparência, integridade, participação social, dados abertos e combate à corrupção em órgãos públicos, como prefeituras, governos estaduais e assembleias legislativas. Ele analisa a existência e qualidade de políticas e práticas de gestão, incluindo aspectos como legislação de proteção de dados, plataformas digitais, transparência financeira e orçamentária, obras públicas e comunicação com a sociedade. 

O Observatório Social do Brasil – São Leopoldo (OBS – São Leopoldo) utilizando a metodologia e o apoio técnico da Transparência Internacional – Brasil, avaliou iniciativas de transparência, integridade e governança pública em 55 municípios gaúchos, abrangendo a região metropolitana de Porto Alegre, a região das Hortênsias e a região do Vale dos Vinhedos.  Conforme o OBS, a avaliação mostra um cenário bastante insatisfatório de transparência e governança pública, no qual das 55 prefeituras avaliadas, 41 delas foram classificadas com nível ‘ruim’, 12 na classificação ‘regular’ e apenas duas (Porto Alegre e Antônio Prado) classificadas com nível ‘bom’.

Entre as cidades integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Caí (AMVARC), quatro avaliadas ficaram com índices ruins. São Sebastião do Caí ficou em 31º lugar com 32,9 pontos. Já Portão e 37º com 29,5. Montenegro ficou em 43º com 27,4. E Capela de Santana em 50º lugar com 25,5 pontos.

0 Comentários

Deixe um Comentário

12 + 13 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password