Projeto do novo aeroporto, em Portão, volta a ser apresentado

Voltou a ser estudada a construção de um aeroporto na região entre Portão, Nova Santa Rita e Capela de Santana - Crédito: Reprodução/Arquivo

A inundação do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que segue interditado desde a enchente de maio e só deve reabrir em dezembro, fez renascer o projeto de uma alternativa. Voltou a ser estudada a construção de um aeroporto na região entre Portão, Nova Santa Rita e Capela de Santana, proposta que estava engavetada faz cerca de 15 anos.

O projeto do Aeroporto Internacional 20 de Setembro foi apresentado na última quinta-feira para a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. O investimento previsto é avaliado em cerca de R$ 4,5 bilhões pela iniciativa privada. O primeiro passo deverá ser um estudo de viabilidade técnico econômico e ambiental.

A área de 21 km² fica junto ao Vale do Caí, já tendo sido inclusive declarada de utilidade pública. E na última grande enchente, de maio, se manteve sem alagamentos. Entre as vantagens estaria a ligação com as rodovias BR-386 e BR-448, além da Transaçoriana.

O novo aeroporto poderia ter até quatro pistas, com pousos e decolagens simultâneos, em qualquer condição climática. Representaria um grande desenvolvimento para o Vale do Caí. Inclusive poderia ter a extensão do Trensurb na ligação com a capital.

0 Comentários

Deixe um Comentário

5 × 4 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página