Polícia investiga denúncia de doações para o Vale do Taquari entregues para família de Tupandi. Prefeitura emitiu nota

Brigada Militar esteve no local e encaminhou envolvidos e materiais para a Delegacia. Prefeitura emitiu nota de esclarecimento - Crédito: BM

A Brigada Militar foi informada por denúncia anônima de que um caminhão da Prefeitura de Tupandi estaria ontem, terça-feira, dia 26, entregando móveis provenientes de doações para as vítimas das enchentes do Vale do Taquari.

Conforme a BM, uma guarnição foi averiguar e encontrou o referido veículo estacionado em frente uma residência, na Rua Harmonia, do Bairro Vida Nova, em Tupandi. Segundo a Brigada, alguns móveis estavam no caminhão e outros já descarregados na residência mencionada. De acordo com a Brigada, feito contato com os funcionários presentes, eles informaram que a ordem partiu do CRAS de Tupandi e de um secretário. Na sequência, todas as partes envolvidas foram encaminhadas à Delegacia de Bom Princípio, bem como os materiais apreendidos.

Segundo o delegado Marcos Eduardo Pepe, seriam móveis doados que deveriam ser entregues às vítimas das enchentes do Vale do Taquari, mas estavam sendo doados para munícipes de Tupandi. “Foi dada uma destinação diversa. Registramos a ocorrência, ouvimos os suspeitos e iremos aprofundar para verificar se é caso de peculato ou apropriação indébita, bem como ouvir prefeito, verificar quem são todos os envolvidos e a forma como estava ocorrendo o controle das doações (entrega efetiva, etc)”, destaca o delegado. Mesmo que o destino das doações fosse para uma família carente de Tupandi, o delegado cita que houve desvio para terceiros.

A reportagem, ainda na terça-feira, entrou em contato com a Prefeitura, prefeito e secretário que prestou depoimento na Delegacia. A Administração Municipal informou que iria se manifestar através de nota de esclarecimento.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Tupandi, vem à público esclarecer, diante de algumas informações desencontradas, o que segue.

O CRAS e as pessoas envolvidas na arrecadação de donativos para os desabrigados das enchentes, expressam profunda gratidão a todos que generosamente doaram roupas, móveis e outros itens.

Das doações recebidas todas foram direcionadas para o seu público alvo.

No entanto, a considerável quantidade de doações amealhadas levou os municípios do Vale do Taquari a suspender temporariamente o recebimento de novos itens, a fim de gerenciar adequadamente o que já haviam recebido.

Diante deste cenário, duas famílias de Tupandi, em extrema condição de miserabilidade, que são acompanhadas pelo CRAS e Assistência Social de Tupandi, solicitaram a doação de móveis e acabariam sendo beneficiadas, após parecer técnico favorável da assistente social do Município.

Nesse contexto, gostaríamos de esclarecer a situação. Nosso objetivo sempre foi otimizar os recursos, economizar tempo e beneficiar duas famílias necessitadas da cidade. Porque não, além de ajudar o Vale do Taquari, que estava com o recebimento de doações suspensas, ajudar quatro pessoas (sendo que uma delas tem deficiência mental) aqui de Tupandi?

É importante ressaltar que, ao contrário do que está sendo sugerido, em nenhum momento os itens deixaram de chegar ao seu público alvo que são as pessoas mais necessitadas e que, o restante dos móveis, em pareceria com a Paróquia Cristo Redentor de Tupandi e Paróquia de Roca Sales, foram remetidas para aquela cidade. Nenhum móvel foi desviado.

Convidamos todos os interessados a visitar nosso CRAS e verificar o cuidado e a atenção que dedicamos a cada item recebido. Estamos à disposição para fornecer informações e esclarecer quaisquer dúvidas. Agradecemos mais uma vez a todos que fizeram doações e aos voluntários que continuam nos apoiando nesse esforço humanitário.

Reiteramos a importância das doações e agradecemos o comprometimento dos voluntários envolvidos nesta causa crucial.

Tupandi, 27 de setembro de 2023.

CRAS DE TUPANDI

0 Comentários

Deixe um Comentário

11 + 9 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página