Dobra o número de animais com Esporotricose, a “doença dos gatos”

De outubro do ano passado até agora, o número de pets com Esporotricose dobrou em Montenegro. Hoje a cidade possui 72 gatos e dois cachorros com a doença. Por atingir principalmente os felinos, que podem também transmitir, é conhecida como a “doença dos gatos”. A quantidade de seres humanos contaminados também cresceu bastante. Eram 10 em outubro e agora são 15 diagnósticos confirmados e mais quatro suspeitos. Pelo menos 13 bichinhos já morreram.
A Esporotricose é causada por fungos, que estão presentes em cascas de árvores, espinhos de plantas, palhas e na terra. Os pets acabam se infectando ao afiar as garras ou cavando buracos e ao brigar com um animal doente. Entre os humanos, o contágio pode ocorrer se a pessoa tiver algum tipo de ferimento e manusear solo ou vegetação com fungo. Acidentes durante o manejo ou arranhadura de um animal doente também podem transmitir a doença.
A agente de endemias Janquiele Dutra, da Vigilância em Saúde, ressalta que a doença tem cura. “Animais que apresentam feridas – local onde o fungo se aloja – devem ser imediatamente levados ao veterinário. O contato com os bichos doentes é um risco para os tutores”, alerta. E ao se contaminar, é muito importante que as pessoas procurem atendimento nas unidades de saúde o mais rápido possível.
Para frear o avanço da Esporotricose, a Prefeitura fornece, gratuitamente, a medicação indicada para o tratamento dos cães e gatos. Para isso, é preciso seguir um fluxo, que começa com a consulta ao veterinário, segue com a confirmação do diagnóstico, notificação do caso e apresentação da receita médica. “Aí fazemos uma visita de orientação e entrega da medicação, conforme orientação do veterinário”, explica Janquiele.
IMPORTANTE
Quem identificar ferimentos em seus animais e machucados na própria pele – que podem ter sido causados pelo Pet – deve entrar em contato com a Vigilância, pelo telefone 3632 1113.

0 Comentários

Deixe um Comentário

13 + um =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página