Começou a funcionar o primeiro free flow do Estado e em fevereiro será a vez do Caí e Capela

Iniciou hoje a cobrança em Antônio Prado, na Serra - Crédito: CSG

Começou a funcionar nesta sexta-feira, dia 15), o primeiro pórtico do free flow das rodovias do Rio Grande do Sul, implementado pela Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), responsável pela administração de seis rodovias na Serra Gaúcha e no Vale do Caí. Localizado no km 108,2 da ERS-122, em Antônio Prado, a tecnologia substitui a praça física de Flores da Cunha, que foi desativada na noite de ontem, quinta-feira.  Já os demais cinco novos pedágios vão começar a cobrar em fevereiro de 2024, incluindo dois no Vale do Caí, no km 4,6 da ERS-122 em São Sebastião do Caí, entre os bairros Areião e São Martim; e no km 30,1 da ERS-240 em Capela de Santana, entre as localidades de Segredo e Paquete.

Em Capela a estrutura metálica do pórtico já foi montada, faltando alguns equipamentos. Já no Caí iniciou nesta semana a construção da base para a instalação da estrutura e equipamentos. Depois serão feitos os testes e ajustes para entrar em funcionamento a partir de 1º de fevereiro, quando a praça de pedágio de Portão será desativada. Outros três pedágios de free flow serão instalados e vão começar a cobrar também em fevereiro no km 6,5 da ERS-446 (entre Carlos Barbosa e São Vendelino, e na ERS-122, nos km 45,5 (Farroupilha) e km 151,9 (Ipê).

Pagamento

O pagamento, que deve ser efetuado até 15 dias após a passagem do veículo pelo pórtico, poderá ser efetuado de diversas formas. Para facilitar, a recomendação é que o veículo esteja com a tag previamente instalada no para-brisa para que o valor seja faturado automaticamente. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, e instituições financeiras, como Banrisul, Sicredi e Itaú, disponibilizam a etiqueta eletrônica por meio dos seus sites e aplicativos.

Outras alternativas para fazer o pagamento de forma digital são por meio de Pix ou cartão de crédito, ou ainda inserindo saldo pré-pago no aplicativo “CSG FreeFlow” ou pelo site freeflow.csg.com.br.

Para isso, basta baixar o aplicativo ou entrar no site, realizar seu cadastro, adicionar seu veículo e aproveitar vantagens como avisos e descontos em tarifas futuras. Na sequência, o cliente será direcionado à tela em que é possível visualizar o histórico e realizar o pagamento de cada passagem individualmente ou todas de uma só vez. Por fim, basta escolher a forma de pagamento e confirmar as informações. Caso prefira, o cliente poderá optar pela busca anônima, informando apenas a placa do veículo e consultando faturas em aberto. Nesse caso, não é possível visualizar o histórico de passagens nem ter acesso aos descontos.

Na opção pré paga, para efetuar a recarga, basta clicar em ‘Adicionar saldo’, inserir o valor e escolher a opção Pix ou cartão de crédito e assim as passagens serão pagas automaticamente. Caso não haja saldo suficiente, o pagamento ficará pendente. É importante lembrar que a adição de crédito não quita débitos já existentes. Também é possível fazer o resgate do saldo a qualquer momento, para isso é preciso clicar em “Perfil” e “Resgatar saldo”.

Já de maneira presencial, os motoristas poderão realizar o pagamento nos totens das bases de atendimento ao cliente da concessionária, localizadas em Ipê (ERS-122 – km 151,8), Flores da Cunha (ERS-122 – km 99,5), Farroupilha (RSC-453 – km 118,6), Bom Princípio (ERS-122 km 36,1) e, a partir de fevereiro de 2024, em Capela de Santana (ERS-240 – km 24,8), quando a antiga estrutura em Portão (km 13 da ERS-240) será desativada. Para o pagamento nos totens, basta tocar na tela e, em seguida, optar por “Pagamento Free Flow”, digitar a placa do veículo, clicar em “Buscar débitos” e selecionar o modo de pagamento.

Desconto          

Os veículos que passarem pelos pórticos free flow poderão ter descontos nas tarifas. Qualquer veículo (leve ou pesado) cadastrado previamente no aplicativo “CSG FreeFlow”, no site ou que utilize tag válida terão redução de 5% no valor da tarifa. Os descontos para os veículos leves que circulam com maior frequência pelos pórticos, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês, poderão chegar a 20%.

Como funciona o free flow

Com um moderno sistema, as câmeras localizadas nas estruturas dos pórticos reconhecem a altura, a largura e o comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos. Durante a noite e em dias com neblina, por exemplo, o free flow funciona normalmente, já que os sensores operam até mesmo em situações de baixa visibilidade.

A inovação aplicada pela CSG nas rodovias estaduais também diminui a emissão de gases poluentes dos veículos parados e reduz o impacto ambiental, evitando desapropriações e obras significativas nos locais onde estão sendo instalados os equipamentos.

Apesar de ser uma novidade no Brasil, o free flow já é bastante utilizado em outros países, como China, Estados Unidos, Portugal e Chile. Em solo nacional, o sistema foi autorizado pela Lei 14.157/2021 e anunciado pelo Governo do Estado do RS e pela CSG em agosto de 2023.

Obras

O conjunto de estradas concedidas da CSG representa 271,5 km. Iniciado em fevereiro de 2023, o contrato de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões, em obras de duplicação em 120 quilômetros, implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.

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